Os contos de Machado de Assis, inicialmente eram publicados em jornais da época e, posteriormente, foram reunidos em livros.
Sempre gostei de ler contos e quando busco na memória quais os primeiros que li, só me vem os contos machadianos.
Conheça os 7 melhores contos de Machado de Assis
O Alienista
O Dr. Simão Bacamarte é um psiquiatra que passou muitos anos estudando na Europa. Ele volta para a cidade de Itaguaí e decide fazer um profunda investigação acerca da sanidade humana.
Para tal pesquisa, ele cria a “Casa Verde”, uma instituição onde ele interna todas as pessoas que são diagnosticadas com algum distúrbio mental.
Com o passar do tempo, o Dr. Simão Bacamarte começa a internar pessoas que não tem nenhum problema aparente e assim, a população começa a se revoltar contra ele… Já tem resenha de O Alienista aqui.
A Cartomante
Neste conto temos um triângulo amoroso: Rita, Camilo e Vilela. Rita e Vilela são casados e quando a mãe de Camilo morre, o casal se aproxima dele e é aí que Rita se envolve com o amigo do marido.
Rita se sente insegura e resolve procurar uma cartomante.
Ela conta para Camilo, no entanto, ele diz não acreditar em previsões. Tempos depois Camilo recebe uma carta anônima em que alguém afirmava saber do seu romance secreto.
Passado algum tempo Camilo recebe uma carta de Vilela pedido que ele vá à sua casa o mais rápido possível. Ele atente o pedido, mas não sem antes se consultar antes com a cartomante.
Ela percebe a aflição dele e o acalma dizendo que não acontecerá nada e que tudo ficará bem. Ele se convence e vai até a casa de Vilela. Leia o conto e saiba o desfecho desse encontro.
O Enfermeiro
Procópio é um copista que recebe uma proposta para trabalhar no interior como enfermeiro do Coronel Felisberto.
No início tudo estava indo bem até que começaram os maus tratos, os xingamentos e as ofensas. Procópio resolve ir embora, mas logo o velho pede desculpas e ele decide ficar.
A saúde do coronel só piora e a convivência com ele também. Certa noite, após um ataque do velho que joga uma vasilha na cabeça de Procópio, ele não se contém e acaba enforcando o velho.
Diante disso, ele tenta disfarçar os hematomas e deixa todos acreditarem que o velho morreu de aneurisma.
Procópio começa a sentir a consciência pesar, quando descobre que o velho deixou a herança toda para ele. Leia a resenha de O Enfermeiro e veja o que aconteceu.
Pai Contra Mãe
Cândido Neves é um homem que não consegue se manter em nenhum emprego e por conta disso decide se tornar um caçador de escravos fugitivos.
Ele é casado com Clara, uma jovem órfã que vive com a Tia Mônica, uma mulher simples que costura para manter o sustento da casa.
A família está passando por uma grande dificuldade financeira e Clara acabou de ter um filho. Tia Mônica orienta o casal a deixar a criança na Roda dos Enjeitados.
Depois de muito relutar Cândido Neves decide entregar a criança.
Ao passar pela rua da farmácia, ele vê uma mulher com as características de uma escrava fugitiva. Ele então deixa o filho com o farmacêutico e vai em busca da escrava. Aqui no blog já tem a resenha completa do conto Pai Contra Mãe.
Missa do Galo
Nogueira relembra uma conversa que teve, ainda na sua juventude, com uma mulher mais velha chamada Conceição.
Quando tinha dezessete anos Nogueira partiu para o Rio de Janeiro na intenção de concluir os estudos.
Ficou hospedado na casa de Meneses que já havia sido casado com sua prima. Ao perder a esposa se casou novamente com Conceição.
Meneses cometia adultério e todos na casa sabiam. Uma vez por semana ele dizia que iria ao teatro, mas na verdade ia se encontrar com a amante.
Mesmo já estando em período de férias escolares, Nogueira decide ficar na Corte para assistir a Missa do Galo.
Combinou com um amigo que viria chamá-lo para irem juntos e enquanto esperava ficou lendo na sala.
Nesta mesma noite, Meneses havia saído para se encontrar com a amante. Já era bastante tarde e enquanto esperava pelo amigo, Conceição aparece na sala e começa a conversar com Nogueira.
Conto de Escola
Um menino chamado Pilar acorda com uma dúvida: ir ou não à escola naquela segunda-feira. Ele então se lembra da última vez que faltou e seu pai descobriu e decide que o melhor é ir.
Filho do professor Policarpo, Raimundo é seu colega de classe e sente dificuldades em alguns assuntos. Ele propõe a Pilar que lhe dará uma moeda para que o garoto lhe ensine a lição de sintaxe.
O professor descobre o acordo e enxerga aquilo como um tipo de suborno feito pelo filho e assim, decide punir os dois com doze bolos de palmatória na frente de toda a classe. Veja o que aconteceu com os dois garotos acessando a resenha completa de Conto de Escola.
Teoria do Medalhão
No jantar de comemoração de 21 anos do filho, o pai inicia com ele um diálogo orientando-o a como se tornar um Medalhão, ou seja, alguém importante com fama e riqueza.
Assim, ele vai ensinando o filho quais os caminhos que ele deve traçar para conquistar este objetivo e se tornar alguém de prestígio na sociedade.
Quais são os melhores contos de Machado de Assis que você já leu?
Conheça este e mais 50 Contos de Machado de Assis
Oies Gio! Em 2017 tive uma disciplina só com os contos do Machado e reconheci vários da sua lista!! Os meus preferidos são: A cartomante, Pai contra mãe, Missa de galo e Conto de escola <3 <3
São todos maravilhosos, mas sempre tem aqueles queridinhos da gente, ne?! ♥♥
Sim, verdade! <3
Já havia lido livros do Machado de Assis para escola e vestibular antes, mas não conhecia os contos dele. Fiquei curiosa!
São ótimos. Sempre gostei dos contos dele.
Adoro os contos de Machado de Assis. Também gosto muito de Anton Tchekhov. A essa lista, acrescentaria O Espelho.
Também já li “O Espelho”, achei um pouco mais complexo. Eu tenho um livro de contos do Anton Tchekhov que estou doida para ler, mas ainda não consegui uma vaga na minha lista. Preciso rever as minhas prioridades. 🙂 🙂 🙂