Sexta-Feira 13: Arquivos de Crystal Lake apresenta os bastidores do filme Sexta-Feira 13, do Diretor Sean Cunnegham.
Este livro mostra como ocorreu todo o processo de criação, produção e filmagem. Além disso, mostra como foi a escolha dos atores e de todo o cenário.
Sexta -feira 13 revolucionou o gênero de filmes de terror e o mundo do cinema independente.
Para quem ainda não conhece, a história do filme é sobre um grupo de jovens que vão para um acampamento de verão trabalhar como monitores e lá acabam sendo mortos, um por um.
Essa premissa de isolar jovens em um local e exterminá-los já foi utilizada pela autora Agatha Christie no livro E Não Sobrou Nenhum, e se tornou inspiração para a trama de Cunningham.
O autor David Grove nos apresenta uma obra composta por entrevistas e depoimentos de atores, produtores e demais profissionais que trabalharam no filme
O que compõem um vasto material que irá levar o leitor a compreender como foi o caminho percorrido para a realização desse filme que se tornou uma das franquias mais bem sucedidas e um ícone do terror cinematográfico.
Uma das decisões mais importantes, e inteligentes, de Cunningham e Miner foi recrutar o mago dos efeitos especiais e maquiagem, Tom Savini.
No entanto, é impossível falar sobre a produção desse filme, sem mencionar a importância dos efeitos visuais produzidos pelo especialista em maquiagem e efeitos especiais Tom Savini.
Ele se inspirou no que viu na Guerra do Vietnã “para criar os mais fantásticos efeitos que jamais haviam sido vistos em filmes de terror.”
Leia também: 5 motivos para ler Frankenstein
O livro composto por onze capítulos e um extra que mostra a filmografia dos atores, bibliografia e demais fontes utilizadas. Além de diversas ilustrações que dão um diferencial à obra de David Grove.
Sexta-Feira 13: Arquivos de Crystal Lake possui uma ótima diagramação e uma boa revisão, com fontes em tamanho adequado proporcionando uma leitura agradável.
Sem falar que esta edição vem com capa dura e efeito em alto relevo muito linda, porém, assustadora.
Portanto, esta obra é uma excelente ferramenta de pesquisa para quem gosta de cinema, especialmente histórias de terror.
E também para qualquer pessoa que se interesse em saber um pouco mais sobre os bastidores e efeitos especiais utilizados no filme Sexta-Feira 13.
ISBN: 978-85-66636-38-3
Ano: 2015
Editora: DarkSide
Páginas: 320
Skoob: adicione
Onde comprar:
Sinopse: Você conhece o homem atrás da máscara de hóquei. Há 35 anos, Jason Voorhees é sinônimo de terror. A lenda do assassino foi recontada inúmeras vezes em cinemas poeira, aparelhos de VHS ou em reprises nas madrugadas da TV. Ícone supremo dos slasher films (vá dizer isso pessoalmente para Leatherface, Freddy Kruegger ou Chucky!), Jason tem um currículo imbatível no número de vítimas: 146, desde a última contagem do portal Rotten Tomatoes. Aposto que você sabe tudo sobre ele. Será? Em Sexta-Feira 13 [Arquivos de Crystal Lake] você vai entender todos os processos de criação, produção e filmagem do primeiro filme, o eterno Sexta-Feira 13, de 1980. Fotos inéditas e centenas de depoimentos dos atores, membros da equipe e de fãs que também se destacaram no mundo do terror. A cada parágrafo, você vai se sentir andando pelos bastidores das filmagens. Leia o que o astro Kevin Bacon, o diretor Sean S. Cunningham, a donzela Adrienne King, mamãe Betsy Palmer e os rivais Wes Craven e Robert Englund têm a dizer sobre esse clássico. Jason permaneceu calado. David Grove tomou coragem para revirar os corpos empalados a machete, entre outros objetos perfurantes, e encontrou pérolas que os verdadeiros fãs não podem perder por nada. O prefácio é assinado pelo mestre Tom Savini, responsável pela maquiagem e os efeitos especiais de qualquer bom filme sanguinolento que se preze. Incluindo, claro, Sexta-Feira 13. Leia Sexta-Feira 13 [Arquivos de Cristal Lake] e tente não ficar na cabeça com o famoso efeito sonoro que prenuncia a chegada do assassino. Ei, o que é isso atrás de você?
Adoro! Poderia seguir?
Claro que sim.
Está na minha lista da Black Friday.
Parabéns, Gio querida, pois amei a sua resenha.
Um beijo enorme e uma ótima noite!
Alex André
Obrigada, Xandy!
Beijo!