5 motivos para ler Frankenstein, de Mary Shelley

Frankenstein de Mary Shelley
Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

Frankenstein, de Mary Shelley trata-se de umas das melhores histórias da Literatura Universal e neste post, eu vou te mostrar 5 motivos para ler esta obra.

Enredo:

O livro conta a história de Victor Frankenstein, um jovem rico que desde criança sempre se interessou pelo estudo das ciências naturais.

Após realizar vários experimentos, ele conseguiu trazer à vida uma criatura composta por partes de corpos humanos.

A narrativa é bem interessante, ela tem início mostrando cartas que o Capitão Robert Walton envia à sua irmã Margaret, nas quais ele relata os últimos acontecimentos de sua viagem rumo ao extremo norte.

Como, por exemplo, a visão que ele teve de uma criatura gigantesca passando de trenó pelas águas congeladas e logo em seguida eles encontram e resgatam um homem à beira da morte no meio do gelo.

Esse homem é o Dr. Victor Frankenstein, que aos poucos vai contando toda a sua história ao capitão

Fankenstein, de Mary Shelley é narrado em primeira pessoa, inicialmente pelo capitão Walton, através das cartas, em seguida vem o relato do Dr. Frankenstein e logo depois, a versão da criatura.

Leia também: 10 livros de terror que você precisa ler

Personagens 

Em Frankentein, Mary Shelley nos apresenta a diversos personagens com histórias para contar, os quais foram introduzidos de maneira a agregar valor a trama.

O leitor é envolvido em seus dramas pessoais e chega a se comover diante da história de vida de cada um.

Até mesmo a criatura de Frankenstein, em determinado momento, nos sensibiliza ao relatar sua solidão e o preconceito sofrido.

Escrito por uma mulher:

A ideia de escrever esta história surgiu durante uma reunião de amigos no verão de 1816, na casa do poeta Lord Byron.

Estavam reunidos: Mary Shelley e seu marido Percy Shelley, Claire Clairmont, meia-irmã de Mary e o médico John Polidori.

O anfitrião Lord Byron, propôs ao grupo, que cada um deveria escrever uma história de fantasmas. Assim, Frankenstein ou o Prometeu Moderno, foi escrito por Mary Shelley quando ela tinha apenas 19 anos.

Frankenstein – um clássico do terror:

Muitos acham que um clássico é sinônimo de leitura rebuscada, chata e enfadonha. Ao ler Frankenstein, você verá que um livro clássico pode ser muito empolgante.

Além disso, ao ler a obra você irá conhecer de verdade uma das histórias mais famosas da Literatura Universal.

Primeiramente, irá descobrir que Frankenstein não se trata do monstro presente na narrativa, mas sim, do seu criador o Dr. Victor Frankenstein.

Que aquela criatura que foi mostrada no cinema e em várias outras mídias, nada tem de semelhante ao monstro citado no livro.

Ao longo desses 200 anos Frankenstein já permeou o imaginário de várias gerações, ao tempo em que já foi adaptado diversas vezes para o cinema, jogos, quadrinhos, etc.

Edição de luxo de Frankenstein:

A DarkSide Books criou uma edição de luxo da obra de Mary Shelley. Com tradução de Márcia Xavier de Brito e diversas ilustrações da anatomia humana que contribuem para a imersão do leitor nessa atmosfera aterrorizante.

Além disso, tem capa dura, uma diagramação perfeita e no final do livro você vai encontrar quatro contos escritos pela autora e que, assim como Frankenstein, aborda o tema da imortalidade.

São eles: Valério, o romano reanimado, Roger Dodsworth: o inglês reanimado, o Imortal Mortal e Transformação.

livros de terror

ISBN-10: 8594540183
Tradução:
Márcia Xavier de Brito
Ano:
2017
Páginas:
304
Editora:
DarkSide Books
Skoob:
adicione

Compre: Amazon

Sinopse: Victor é um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. O resultado de sua experiência, um monstro que o próprio Frankenstein considera uma aberração, ganha consciência, vontade, desejo, medo. Criador e criatura se enfrentam: são opostos e, de certa forma, iguais. Humanos! Eis a força descomunal de um grande texto.

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

7 thoughts on “5 motivos para ler Frankenstein, de Mary Shelley”

  1. OOiie!!
    Sabe, eu nunca tive vontade de ler nada do Frankenstein, mesmo sabendo que é um clássico e assistia muitos desenhos quando criança… mas sei lá, nunca despertou minha curiosidade, mas adorei seu post e os motivos são bem validos!

      1. Sim. Na época que li, nem sabia dessa história da Shelley ter escrito assim nessas circunstâncias, e nem que ela era amiga de Lord Byron, mas depois que soube, só admirei mais e mais a obra.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Scroll to Top