No post de hoje tem a resenha de Onde a luz Cai. Um romance ambientado na França em um período bastante conturbado da História: A Revolução Francesa.
O lema do momento é “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. E é neste lugar que vamos conhecer a história de Jean Luc St. Clair, Marie St. Clair, Sophie de Vicennes e André Valière.
Jean Luc é um advogado nobre e idealista. Partiu do Sul da França com a esposa Marie e o filho Mathieu, para de alguma forma ajudar a Revolução Francesa.
Assim, ao chegar em Paris passou a morar em uma casa modesta em um bairro pobre e a trabalhar catalogando os bens confiscados da nobreza e do clero.
Ele entra para o Clube Jacobino. Porém, ao discordar de várias decisões tomadas pelo Comitê, Jean Luc se torna inimigo do implacável Guillaume Lazare.
Este, passa a sondar a vida de Jean Luc buscando uma forma de atingi-lo. Diante deste fato, Marie se desespera:
“Fico aterrorizada só de pensar que eles podem te rotular como inimigo da Revolução. Você sabe como é fácil denunciar alguém hoje em dia. E sabe que a multidão não hesita em acreditar nas denúncias. Basta alguém olhar torto para você e é o suficiente para te mandarem para a guilhotina.”
André de Valière é um jovem que abdicou do seu título de nobreza e se alistou no exercito francês. Além disso, ele vive amedrontado devido a um fato ocorrido com seu pai anos antes.
A vida do jovem soldado é bastante difícil, porém seu sofrimento só aumenta quando ele se apaixona pela viúva Sophie de Vincennes, pois seu tio o General Murat, não está nem um pouco de acordo com esse relacionamento e fará de tudo para destruir André.
Impiedosamente, o General Murat persegue os dois de tal maneira que ambos precisam fugir de Paris.
Porém André, em um gesto desesperado para salvar Sophie acaba se entregando, ele é preso e exilado.
Desse modo, durante o exílio de André de Valière, ele vai trabalhar na Marinha do General Bonaparte, e essa é uma das mais interessantes passagens da obra.
Conheça também: Os Miseráveis
No decorrer da história, outros personagens surgem enriquecendo ainda mais a trama, podemos citar: Marie, a dedicada esposa de St. Clair, Remy, irmão de André, o General Kellermann que irá protagonizar um evento de grande importância na obra, dentre outros.
Allisson Pataki e Owen Pataki escreveram Onde a Luz Cai, mesclando personagens fictícios e reais e o leitor passa a conhecer figuras lendárias como: Robespierre, Thomas Alexandre Dumas, Luís XVI e o próprio Napoleão Bonaparte.
Além disso, mesmo os personagens fictícios são inspirados em alguém que realmente viveu naquele período.
Onde a Luz Cai é resultado de uma grande pesquisa feita pelos irmãos Pataki, o que torna este livro rico de detalhes históricos.
Porém, os próprios autores afirmam que se utilizaram da “liberdade poética” para escrever várias passagens. Ou seja, alguns fatos, data e locais podem ter sido modificados.
Por fim, Onde a Luz Cai é uma ficção histórica que consegue envolver o leitor desde o início. Com uma trama bem construída, personagens fortes e emblemáticos, este livro é indicado para quem gosta de história ou mesmo de um belo romance.
O romance Onde a Luz Cai está dividido em três partes: a primeira tem início em setembro de 1792, a segunda em dezembro de 1793 e a terceira na primavera de 1798.
Logo, o exemplar que eu li possui uma boa diagramação, folhas amareladas, a fonte possui um tamanho bastante confortável para ler e eu encontrei alguns erros de revisão, porém nada que atrapalhasse a compreensão da leitura.
S você gostou da resenha de Onde a Luz Cai e quer ler o livro, compre o seu exemplar através deste link!
ISBN: 978-85-8235-514-5
Autores: Allison Pataki e Owen Pataki
Tradução: Cristina Antunes
Editora: Gutenberg
Páginas: 368
Ano: 2018
Skoob: adicione
Onde comprar: Amazon
Sinopse: Três anos após a queda da Bastilha, Paris fervilha com os ideais da Revolução Francesa iniciada em 1789. A Monarquia foi deposta, a aristocracia, desmantelada, e ergue-se uma nova nação do povo e para o povo.
Inspirado pelo senso de dever patriótico, Jean-Luc, um advogado jovem e idealista, muda-se para a capital com o filho e a esposa, Marie. André, filho de um antigo nobre, foge de seu passado privilegiado para lutar no exército republicano francês junto do irmão. Sophie, uma bela e jovem viúva aristocrática, sobrinha de um poderoso e vingativo general, embarca em sua própria luta pela independência.
Mas a promessa de esperança começa a ser ameaçada pelo medo quando a busca incessante por justiça se converte em fanatismo e gera instabilidade, transformando compatriotas em inimigos e alimentando a sede de sangue nas ruas.
Na luta para impedir que o caos desfaça todo o progresso da Revolução, as vidas de Jean-Luc, André e Sophie se entrelaçam, e eles são forçados a questionar os sacrifícios feitos em nome da nova República.
Com participação de figuras lendárias como Robespierre, Luís XVI e Thomas-Alexandre Dumas, Onde a luz cai é um romance admirável. Se desenrola das ruas e salas de audiências de Paris até a épica marcha de Napoleão pelas areias do Egito. Com detalhes vívidos, os Pataki capturam corações e mentes dos cidadãos da França, lutando pela verdade acima de tudo e pela crença em uma causa maior.
*Livro cedido pela Editora
Tb gosto. E quando tudo isso compõe uma história bem escrita, melhor ainda! ♥♥
Obrigada! ♥