Hoje a resenha é do livro Jamais Subestime os Peões – eles valem uma rainha.
Segundo romance da autora Celina Moraes que eu tive o prazer de ler e venho contar a minha experiência de leitura.
Raquel é uma garota simples do interior, que joga xadrez muito bem, adora galopar e alimenta o sonho de um dia ter o seu próprio haras.
A princípio, sofre uma desilusão amorosa, quando seu namorado Daniel a abandona para se casar por interesse com a filha de um usineiro, Raquel passa a não acreditar mais no amor.
Dalila, sua amiga de infância abomina a simplicidade e pobreza em que vive e acredita que sua vida irá mudar quando conseguir se casar com um rapaz rico.
No entanto, ela passa a se envolver com amigos que a apresenta ao mundo das drogas.
Com o passar do tempo e após viver momentos de grande tristeza, Raquel decide ir para São Paulo em busca de trabalho e determinada a realizar os seus sonhos.
Em seguida, ela vai morar em uma pensão para moças, onde faz amizade com Mirela e Frances.
As duas tem histórias de vida com conflitos bem importantes que irão se entrelaçar com alguns fatos da vida de Raquel tornando a trama ainda mais empolgante.
Contudo, além destas personagens, temos ainda o empresário Danton, um homem muito bem sucedido que terá um relacionamento com uma das jovens.
Do mesmo modo, temos o herdeiro idealista Aron, um jovem mulherengo e que não acredita em casamento.
Até o dia em que conhece Raquel e fica muito interessado pela jovem que não dá nem uma chance ao rapaz. Será que a jovem interiorana irá se permitir amar novamente?
Leia também: Lugar Cheio de Rãs – Celina Moraes
Jamais Subestime os Peões é uma história ambientada em meados dos anos oitenta e início dos anos noventa e teremos como contexto histórico um país que estava passando por grandes problemas como inflação altíssima, planos econômicos desastrosos, desemprego e congelamento de preços.
Além disso, a ditadura no Brasil era algo bem recente e as feridas ainda estavam abertas.
“Os jovens mortos na ditadura só queriam resgatar um direito básico de todos nós, que é poder se expressar. “
A autora trabalha muito bem todos esses temas e aborda tantos outros igualmente relevantes, como o vício nas drogas, a intolerância religiosa, o preconceito e a desigualdade social.
“Ler e a universidade mais barata do mundo e disponível em vários idiomas.”
Nesse sentido, as personagens são muito bem construídas tendo suas histórias contadas de maneira individual, porém, no ao longo da narrativa elas vão se entrelaçando e formando uma trama bem escrita e emocionante.
Sinopse: A desilusão amorosa de Raquel muda não só sua vida, como culmina na prisão do pai, que é fichado. Revoltada, promete um dia rasgar em praça pública aquela ficha. Desiludida, cavalgar e jogar xadrez são as únicas paixões, até que as peças deste tabuleiro mudem.
ISBN-10: 6589695563
Ano: 2021
Páginas: 342
Editora: Buqui
Skoob: adicione
Onde comprar: Amazon
Portanto, Celina Moraes consegue abordar diversos assuntos importantes em suas obras, fazendo isso de maneira criativa e instigante.
Então, ao fazer uma leitura de sua obra é ter a oportunidade de se inteirar sobre política, história e sociedade.
Além de se entreter com uma belíssima história de ficção.
Gostou da resenha de Jamais Subestime os Peões? O livro é indicado para maiores de 16 anos e está disponível no site da Amazon. Enfim, vale muito a pena conhecer mais esta obra da autora!
Leia também:
*Esta resenha é um publieditorial