Que tiro foi esse? é o mais recente viral das redes social. Mas o que isso tem a ver com o mundo literário? Bem, a Thaís do Pronome Interrogativo criou uma Tag literária baseada na música da Jojo Maronttinni e eu resolvi respondê-la aqui no blog. Espero que gostem!
01- Que tiro foi esse? Um livro que te deixou no chão, morto, estatelado;
Quarto de Despejo: diário de uma favelada – Carolina Maria de Jesus
Eu li este livro ainda na faculdade e ele é fantástico. Trata-se de diários escritos por Carolina Maria de Jesus uma mulher batalhadora que relatou em seus cadernos as vivências do seu dia-a-dia com seus filhos e toda a sua difícil rotina para conseguir o seu sustento.
02- Samba na cara da inimiga: um livro que foi o melhor de todos de algum gênero;
A vida que ninguém vê – Eliane Brum
É um livro onde estão reunidas 21 crônicas baseadas em relatos de pessoas comuns e escritas pela jornalista Eliane Brum. Já tem resenha dele aqui no blog.
03- Desfila com as amigas: uma série, trilogia e duologia que é incrível do início ao fim;
Esse vou ficar devendo kkkk
O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares – Ransom Riggs
Gente, eu acho que já comentei por aqui que não sou muito fã de livros em série, mas um que eu li o primeiro e que acredito que os próximos seriam bons é O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, eu ainda não li os outros por falta de oportunidade mesmo.
04- Quer causar, a gente causa: um livro que você amou ou odiou e a maioria das pessoas teve uma opinião diferente da sua;
O Processo – Franz Kafka
Eu sempre vi resenha positivas, indicações de leitura e tudo mais sobre este livro, aí resolvi fazer a leitura dele mas pra mim não rolou. infelizmente não gostei nem um pouco. Até comentei sobre isso neste post aqui.
05- Quem olha nosso bonde, pira: um livro que você pira só de olhar a capa.
Sherlock Holmes: Romances – Arthur Conan Doyle
Eu ainda não li todo este livro, pois o recebi recentemente, mas já conheço duas histórias presentes nele. A capa desse livro é muito linda vermelha com arabescos prateados. Você se encanta logo de cara com uma capa desta.
Se você gostou da Booktag Que tiro foi esse e se interessou por algum desses livros, compre através dos links que você ajudará o blog com uma pequena porcentagem.
Bom, os dois primeiros livros que você menciona, eu não conheço, mas dos outros posso falar um pouquinho. A trilogia da Mrs. Peregrine, na minha opinião, tem uma trajetória ascendente. Já vi opinião oposta, mas pra mim, Riggs vai ficando mais à vontade (afinal, O Lar das crianças peculiares foi seu primeiro romance, embora ele já escrevesse algumas coisas) ao longo da trilogia, e vai melhorando. O terceiro livro para mim é o melhor da trilogia.
Quanto a O Processo, de Kafka, a grande sacada é que ele se viu respondendo a um processo sem nenhuma garantia constitucional. Deve ser horrível você ser acusada de alguma coisa e nem ter como se defender, primeiro por mal saber o que pesa contra você. É algo muito grave. Mas entendo não ter gostado. A primeira vez que li Metamorfose, por exemplo, não entendia qual era o grande “tchan” da coisa, mas quanto mais eu ia lendo críticas a respeito, mais eu fui entendendo. Kafka é realmente incrível.
E, por fim… Sherlock Holmes! Como não amar? E quando a edição é linda como a sua, a gente pira mesmo!
Obrigada pelo comentário, você me fez interessar mais em ler os livros restantes da trilogia de Ransom Riggs. Valeu pelo esclarecimento sobre O Processo. Beijos!