Neste post eu venho conversar sobre a importância da leitura de obras clássicas e responder a pergunta que muitos fazem: Por que ler os clássicos?
O que é um clássico?
De acordo com Ítalo Calvino, “os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos.”
Para mim, um clássico é um livro que sempre inspira alguém ou ainda que aborde temas que são sempre atuais.
Como conheci os clássicos?
Nasci e cresci em uma pequenina cidade do interior da Bahia. Fiz o ensino fundamental e médio na década de 90 e nas escolas onde estudei não haviam bibliotecas.
Como sempre gostei de ler, o que eu tinha à minha disposição eram os livros didáticos e claro, o meu preferido era o de Língua Portuguesa, por que nele havia aqueles textos (que eram chamados de lições).
Geralmente esses textos eram contos, fábulas ou trechos retirados de algum livro clássico da Literatura Brasileira.
Então, assim que recebia o meu livro no início do ano eu lia todas aquelas lições tudo de uma vez e como não achava suficiente pegava os livros das minhas irmãs mais novas e fazia o mesmo.
Muitas pessoas não gostam de livros clássicos, principalmente, os de literatura brasileira por que foram obrigadas a ler na escola, comigo acontece o contrário.
Pelo fato de só ter tido esta opção eu desenvolvi um grande amor pelos clássicos. Claro que sempre tem aqueles que gostamos menos, mais isso é normal como em qualquer gênero literário, não é mesmo?!
Há algum tempo eu tenho tentado ler mais obras contemporâneas, às vezes algum autor independente, mas esse processo de conhecer novos gêneros e estilos literários é bem lento. Aos poucos irei tentando equilibrar minhas leituras.
Quais os livros clássicos que eu mais gosto?
Quem acompanha o blog já deve ter percebido que grande parte das resenhas que já postei são de obras clássicas.
Os meus preferidos, atualmente, são Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Sol é Para Todos e Vidas Secas.
Os livros que retratam o sertão nordestino também são minha outra paixão. Quando leio Morte e Vida Severina, Essa Terra, entre outros do gênero é como se eu estivesse vivenciando aquelas cenas, aqueles lugares, ouvindo aquela linguagem.
Pois foi algo que vivi de perto na minha infância, são elementos que fizeram parte da minha vida.
Conheça: 10 clássicos da Literatura que você precisa ler
Por que ler os clássicos?
Para conhecerem melhor a importância dos clássicos da literatura e por que você deve ler os clássicos eu recomendo a leitura do livro Por que Ler os Clássicos, de Ítalo Calvino.
Utilizando uma linguagem simples ele fornece várias respostas à essa pergunta.
Neste livro, o autor traz uma coletânea de artigos sobre várias obras clássicas de autores como: Homero, Tolstói, Dickens, Hemingway, dentre outros.
Além disso, Calvino mostra várias facetas do que seja um clássico e por que devemos lê-los.
“Toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta como a primeira.”
Ítalo Calvino
Nossa eu lia porque gostava. Tinha uma biblioteca enorme na minha escola. Ler era uma distração. Continue lendo durante toda a vida. Primeiro foi literatura brasileira como Machado de Assis, José de Alencar, Jorge Amado(li todos); depois dos meus 20 anos comecei a ler literatura estrangeira. Então Guy de Maupassant, Flaubert, Dostoievsky(quase tudo que foi escrito), Ernest Hemingway, Umberto Eco( um livro), Kafka e outros. Não entendo como viver e não ler. Desde tenra idade lia gibi. Hoje compro livros para mim é minha neta. Os outros são muito pequenos( os netos). Fiz faculdade de letras.
Que maravilha, Creusa! vc teve o grande privilégio de ter tantos livros à sua disposição. Parabéns e continue incentivando a leitura às futuras gerações. ♥
Confesso que sinto dificuldade em ler alguns clássicos. Sair da zona de conforto nunca é fácil né? Acho que tenho mais maturidade hoje em dia, do que há 10 anos atrás. Talvez seja hora de voltar e tentar ler novamente. Ótimo post!
Realmente, alguns livros clássicos são bastante densos. Mas, vale a pena ir lendo alguns mais leves e aos poucos se aprofundando em leituras mais difíceis. ♥
Adorei saber um pouco mais sobre vc e entender porque você gosta tanto dos clássicos! Eu gosto também, mas é bem óbvio pra mim que vc gosta MUITO mais hahaha.
Continue dando dicas dos clássicos pra gente! Bjs
Memórias Póstumas de Brás Cubas também é um dos meus queridinhos, estava até com vontade de reler!
Muito tocante seu depoimento, Gio 🙂
Eu gosto muito dele. Vale a pena reler. 🙂
Republicou isso em REBLOGADOR.
Nunca gostei deles, claro que na época eu tinha que ler, mas nos meus livros vinham outras histórias, umas que eu gostava e achava engraçadas, outras que não, pena que estes livros perderam-se, veio a faculdade, outros livros, e hoje e-books, e minha preferência, agora que posso escolher é bem outra.
Abraços.
(Detalhe, quando comprei meu primeiro leitor digital, da Saraiva, veio alguns livros assim, mas nunca li, tentei, mas não deu).
Temos que respeitar o nosso gosto, pois não adianta você não gostar e ficar se forçando. Assim a leitura deixa de ser prazerosa. Mas acredito que você não tenha encontrado o seu clássico perfeito. kkkkk
É, pode até ser.