10 livros clássicos da Literatura que você precisa ler

livros clássicos da Literatura
Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

Livros clássicos da literatura são algumas das leituras que eu mais gosto. Como vocês já perceberam, eu gosto muito de livros clássicos e hoje eu fiz uma lista com 10 livros clássicos da Literatura que você precisa ler.

Já li alguns deles e são obras que eu quero muito conhecer e ter na minha estante. Alguns deles já estão na minha lista de desejados na Amazon. 

Lembre-se: comprando através dos links que estou indicando você contribui com uma pequena comissão para o blog sem pagar nada a mais por isso. Obrigada!

10 livros clássicos da Literatura que você precisa ler

01- O Vermelho e o Negro – Stendhal 

livros clássicos da Literatura

O protagonista desta obra eterna é o jovem Julien Sorel, “um homem infeliz em guerra com a sociedade”, na definição de seu criador.

Seu trágico destino foi inspirado num evento real, ocorrido em Grenoble: condenado pelo assassinato de uma ex-amante, cometido no interior de uma igreja, um seminarista de 26 anos, Antoine Berthet, foi executado na guilhotina em fevereiro de 1828.

A partir desse fato rumoroso, Stendhal (1783-1842) entreviu a possibilidade de fazer o que chamou de “crônica do século XIX”, um ácido retrato da França da Restauração pós-napoleônica, política e moralmente conservadora. Compre na Amazon

02 – Moby Dick – Melville 

Versão definitiva da obra-prima Moby Dick, ou A Baleia, considerado um dos maiores romances norte-americanos.

O livro traz o relato de um marinheiro letrado, Ishmael, sobre a última viagem de um navio baleeiro de Nantucket, o Pequod, que parte da costa leste dos Estados Unidos – com sua tripulação multiétnica – rumo ao Pacífico Sul, onde encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancara a perna do vingativo capitão Ahab.

Ao longo de 135 capítulos, Herman Melville (1819-1891) explora com brilhantismo e ironia os mais variados gêneros literários: da narrativa de viagens ao teatro shakespeareano, do sermão à poesia popular, passando pela descrição científica e a meditação filosófica. Adquira seu na Amazon

 03- Os Sertões – Euclides da Cunha 

livros clássicos da Literatura

Euclides da Cunha (1866-1909) publicou “Os Sertões” em 1902. Misturando literatura, história e ciência, o livro se tornou sucesso de público e de crítica.

Em “Os Sertões” , Euclides produziu um contundente retrato das questões que agitavam o Brasil no início do século e uma dura crítica aos destinos tomados pela nascente República, da qual fora um ardoroso defensor. Compre aqui 

Leia também: Por que ler os clássicos? 

 04- Robinson Crusoé – Daniel Defoe 

livros clássicos da Literatura

Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, é considerado o precursor do estilo romance na literatura. Escrito no século XVIII, conta a história de um jovem náufrago que vai esbarrar em uma ilha deserta, sendo o único sobrevivente de um desastre que destruiu o navio onde viajava e matou toda a tripulação.

Embora seja categorizado como livro de aventura, no melhor estilo capa e espada, é também uma obra que suscita grande reflexão sobre temas como a solidão, a fé, lucidez e perseverança. Compre o seu exemplar aqui

05 –O Processo – Franz Kafka 

livros clássicos da Literatura

O Processo (1925), publicado postumamente, conta a história do bancário Joseph K., que, por razões que nunca chega a descobrir, é preso, julgado e condenado por um misterioso tribunal.

Nesse romance, a ambiguidade onírica do peculiar universo kafkiano e as situações do absurdo existencial chegam a limites suspeitados.

A Ação desenvolve-se num clima de sonhos e pesadelos misturados a fotos corriqueiros, que compõem uma trama em que a irrealidade beira a loucura. Compre!

06- Lolita – Vladimir Nabokov 

livros clássicos da Literatura

Lolita é um dos mais importantes romances do século XX. Polêmico, irônico, tocante, narra o amor obsessivo de Humbert Humbert, um cínico intelectual de meia-idade, por Dolores Haze, Lolita, 12 anos, uma ninfeta que inflama suas loucuras e seus desejos mais agudos.

A obra-prima de Nabokov, agora em nova tradução, não é apenas uma assombrosa história de paixão e ruína.

É também uma viagem de redescoberta pela América; é a exploração da linguagem e de seus matizes; é uma mostra da arte narrativa em seu auge.

Através da voz de Humbert Humbert, o leitor nunca sabe ao certo quem é a caça, quem é o caçador. Compre na Amazon

07- O Apanhador no Campo de Centeio – J. D. Salinger 

À espera no centeio (O Apanhador no Campo de Centeio na edição brasileira) narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso.

No regresso a casa, decide fazer um périplo adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro.

Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça.

Foi este livro que criou a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito, a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a juventude e a fase adulta, que não tinha importância.

Mas esse livro mostrou o valor da adolescência, mostrando como os adolescentes pensam. Compre na Amazon

08- A Divina Comédia – Dante Alighieri 

Texto fundador da língua italiana, súmula da cosmovisão de toda uma época, monumento poético de rigor e beleza, obra magna da literatura universal.

É fato que a “Comédia” merece esses e muitos outros adjetivos de louvor, incluindo o “divina” que Boccaccio lhe deu já no século XIV.

Mas também é certo que, como bom clássico, este livro reserva a cada novo leitor a prazerosa surpresa de renascer revigorado, como vem fazendo de geração em geração há quase setecentos anos. Compre na Amazon

09- Ulysses – James Joyce 

Paródia e reinvenção contemporânea da clássica Odisséia de Homero, Ulisses, de James Joyce, pretende resumir as variadas e possíveis experiências do homem moderno, o homem do século XX.

Para isso, narra a vida dos personagens Leopold Bloom e Stephen Dedalus ao longo de um dia – 16 de junho de 1904 – em Dublin, capital da Irlanda.

Considerado o livro de ficção do século pela maioria dos críticos, “Ulisses” é inovador e revolucionário.

Nele, James Joyce rompeu com todos os preceitos fundamentais que embasavam até então (1922) o romance, sobretudo em termos narrativos e lingüísticos, criando formas de expressão como o “0 fluxo de consciência” e o “monólogo interior”. “Ulisses” é, em suma, fundamental. Compre neste link

 10- O Quinze – Rachel de Queiroz 

Esta clássico da literatura brasileira discorre sobre a grande seca de 1915, de que Rachel tanto ouviu falar. Ceição convence Mãe Nácia a partir.

Vicente quer ficar, salvar o gado. Dona Maroca manda soltar o gado. Chico Bento vende as reses e parte com a família.

Chegará à Amazônia? Não consegue as passagens e vai indo a pé. Um retirante em meio à seca. A fome e o cangaço. Este é um drama da terra. Compre na Amazon

Se você também se interessa por livros clássicos da literatura, compre através dos links indicados e ajude o blog a crescer.

 

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Scroll to Top