Frankenstein, de Mary Shelley trata-se de umas das melhores histórias da Literatura Universal e neste post, eu vou te mostrar 5 motivos para ler esta obra.
Enredo:
O livro conta a história de Victor Frankenstein, um jovem rico que desde criança sempre se interessou pelo estudo das ciências naturais.
Após realizar vários experimentos, ele conseguiu trazer à vida uma criatura composta por partes de corpos humanos.
A narrativa é bem interessante, ela tem início mostrando cartas que o Capitão Robert Walton envia à sua irmã Margaret, nas quais ele relata os últimos acontecimentos de sua viagem rumo ao extremo norte.
Como, por exemplo, a visão que ele teve de uma criatura gigantesca passando de trenó pelas águas congeladas e logo em seguida eles encontram e resgatam um homem à beira da morte no meio do gelo.
Esse homem é o Dr. Victor Frankenstein, que aos poucos vai contando toda a sua história ao capitão
Fankenstein, de Mary Shelley é narrado em primeira pessoa, inicialmente pelo capitão Walton, através das cartas, em seguida vem o relato do Dr. Frankenstein e logo depois, a versão da criatura.
Personagens:
Em Frankentein, Mary Shelley nos apresenta a diversos personagens com histórias para contar, os quais foram introduzidos de maneira a agregar valor a trama.
Leia também: 10 livros de terror que você precisa ler
O leitor é envolvido em seus dramas pessoais e chega a se comover diante da história de vida de cada um.
Até mesmo a criatura de Frankenstein, em determinado momento, nos sensibiliza ao relatar sua solidão e o preconceito sofrido.
Escrito por uma mulher:
A ideia de escrever esta história surgiu durante uma reunião de amigos no verão de 1816, na casa do poeta Lord Byron.
Estavam reunidos: Mary Shelley e seu marido Percy Shelley, Claire Clairmont, meia-irmã de Mary e o médico John Polidori.
O anfitrião Lord Byron, propôs ao grupo, que cada um deveria escrever uma história de fantasmas. Assim, Frankenstein ou o Prometeu Moderno, foi escrito por Mary Shelley quando ela tinha apenas 19 anos.
Frankenstein – um clássico do terror:
Muitos acham que um clássico é sinônimo de leitura rebuscada, chata e enfadonha. Ao ler Frankenstein, você verá que um livro clássico pode ser muito empolgante.
Além disso, ao ler a obra você irá conhecer de verdade uma das histórias mais famosas da Literatura Universal.

ISBN-10: 8594540183
Tradução: Márcia Xavier de Brito
Ano: 2017
Páginas: 304
Editora: DarkSide Books
Skoob: adicione
Primeiramente, irá descobrir que Frankenstein não se trata do monstro presente na narrativa, mas sim, do seu criador o Dr. Victor Frankenstein.
Que aquela criatura que foi mostrada no cinema e em várias outras mídias, nada tem de semelhante ao monstro citado no livro.
Ao longo desses 200 anos Frankenstein já permeou o imaginário de várias gerações, ao tempo em que já foi adaptado diversas vezes para o cinema, jogos, quadrinhos, etc.
Edição de luxo de Frankenstein:
A DarkSide Books criou uma edição de luxo da obra de Mary Shelley. Com tradução de Márcia Xavier de Brito e diversas ilustrações da anatomia humana que contribuem para a imersão do leitor nessa atmosfera aterrorizante.
Além disso, tem capa dura, uma diagramação perfeita e no final do livro você vai encontrar quatro contos escritos pela autora e que, assim como Frankenstein, aborda o tema da imortalidade.
São eles: Valério, o romano reanimado, Roger Dodsworth: o inglês reanimado, o Imortal Mortal e Transformação.
Sinopse: Victor é um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. O resultado de sua experiência, um monstro que o próprio Frankenstein considera uma aberração, ganha consciência, vontade, desejo, medo. Criador e criatura se enfrentam: são opostos e, de certa forma, iguais. Humanos! Eis a força descomunal de um grande texto.
OOiie!!
Sabe, eu nunca tive vontade de ler nada do Frankenstein, mesmo sabendo que é um clássico e assistia muitos desenhos quando criança… mas sei lá, nunca despertou minha curiosidade, mas adorei seu post e os motivos são bem validos!
Eu te entendo. Também tinha esse mesmo preconceito sobre o livro, achava que fosse uma história de terror sangrenta, mas não, é bem legal. Vale a pena conhecer! ♥
Já li sim! Sou fã de alguns clássicos hehe. Lendo seu post deu até vontade de reler a minha edição 🙂
É muito bom, né?! ♥♥♥
Sim. Na época que li, nem sabia dessa história da Shelley ter escrito assim nessas circunstâncias, e nem que ela era amiga de Lord Byron, mas depois que soube, só admirei mais e mais a obra.
Oies! Eu to louca para ler esta história e quero muito essa edição! 😉 Bjos
Ele é linda mesmo, perfeita! É a história é fascinante☺☺