Livros sobre o Holocausto são obras que descrevem o medo, a angústia, o desespero de inúmeras pessoas. Mas também descrevem a resistência, a esperança e a resiliência de muita gente que apesar de tudo, conseguiu sair viva daquele inferno.
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito armado que ocorreu entre os anos de 1939 a 1945 e que envolveu quase todos os países do Globo.
Ela teve início em 1939 quando a Alemanha nazista liderada por Adolf Hitler invade a Polônia. Diante disso, França e Inglaterra declaram Guerra contra a Alemanha.
Os nazistas acreditavam em uma supremacia de raças. Para eles, a raça ariana deveria ser conquistada pelo povo alemão e para que este objetivo fosse alcançado iniciou-se uma perseguição, isolamento e assassinato de todos os grupos que não faziam parte dessa “raça pura”.
Dentre eles estavam os judeus, os ciganos, Testemunhas de Jeová, Homossexuais, e vários outros grupos considerados minoria. Essa prática recebeu o nome de Holocausto.
O Holocausto passou a ser um tema bastante utilizado em diversas produções: filmes, documentários, artigos, livros, etc.
E isso acontece devido ao grande interesse que as pessoas em geral tem de saber um pouco mais sobre esse período tenebroso da História.
O Diário de Anne Frank
Este livro foi escrito pela própria Anne Frank entre 1943 a 1945 durante o tempo em que ficou em um esconderijo chamado de Anexo Secreto.
Com apenas 13 anos de idade, Anne esCompre aqui!creveu sua história e de sua família em um diário, que mais tarde veio a se transformar nesse livro.
A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak
Ao ser perseguida pelo Nazismo, a mãe de Liesel Meminger leva seus dois filhos à uma família pobre nos subúrbios da Alemanha.
Durante a viagem o menino morre e no enterro quando o coveiro deixa cair um livro, Liesel o rouba.
Desse momento em diante ela irá se tornar a menina que roubava livros. É uma história comovente e que eu recomendo! Para saber mais acesse a resenha do livro.
A Bibliotecária de Auschwitz – Antonio G. Iturbe
Dita Adlerova, uma menina de 14 anos levada para o campo de concentração de Auschwitz foi designada para ser a bibliotecária do Bloco 31, um barracão onde as crianças de reuniam apenas para as atividades lúdicas, pois o ensino de qualquer disciplina estava proibido.
Por conta disso, Dita era a responsável por cuidar e esconder os poucos livros que os adultos dispunham para levar um pouco de conhecimento àquelas crianças.
A Mala de Hana – Karen Levine
Neste pequeno livro você irá encontrar duas histórias: a primeira é sobre a pequena Hana que viveu na cidade de Nove Mesto, Tchecoslováquia.
Ela e seu irmão George tinham uma vida normal até que os nazistas tomaram a cidade durante a Segunda Guerra.
A outra história é sobre Fumiko Ishioka, a diretora de um museu sobre o Holocausto que fica na cidade de Tóquio.
Quando Fumiko recebe uma mala da época do Holocausto e nela está escrito o nome Hanna, surge uma enorme curiosidade em saber mais sobre a dona da mala.
Os Bebês de Auschwitz – Wendy holden
Neste livro você vai conhecer a história de três mulheres judias Priska, Rachel e Anka. Elas têm algo em comum: estão grávidas e levadas para um campo de concentração nazista.
Diante das piores condições possíveis, estas mulheres terão de dar à luz a seus filhos e irão passar por momentos terríveis.
Após o nascimento, a luta dessas mulheres agora era encontrar uma maneira de consegui manter os seus filhos vivos.
Quais livros sobre o Holocausto você já leu?
Dessa lista eu li 3, mas gostei apenas de dois e em um deles (a menina que roubava livros) não gostei do desfecho. Mas, lhe confesso que esse tema não me agrada. Mas é parte da realidade-vida e é preciso compreender esse momento horrível da nossa trajetória humana.
bacio
Certamente, são histórias bem tristes e nem todo mundo gosta. Também concordo que, são fatos que fazem parte da História Mundial e que devemos ao menos conhecer um pouco. ♥
Caramba, dessa lista só não li “a bibliotecária de Auschwitz”!
Ele foi o segundo que eu li. O primeiro foi A menina que roubava livros. Amei os dois. As protagonistas são adoráveis! ♥
Adorei o post! Li 3: Diário de Anne Frank, A Menina que Roubava Livros (meu favorito) e A Bibliotecária de Auschwitz! E agora já quero ler os demais!!
Também gosto muito desses livros e este tema sempre despertou o meu interesse.