Resenha: A mala de Hana. Uma história real

resenha a mala de hana - foto de uma mala preta com letras brancas
Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

Esta resenha é muito especial, pois trata-se da obra A Mala de Hana, que relata a vida de uma menina judia que vivia com sua família na cidade de Nove Mesto, Tchecoslováquia antes de Hitler e os nazistas tomarem a cidade durante a II Guerra Mundial.

Ela e seu irmão George sempre brincavam juntos andando de triciclo, construindo forte na neve ou esquiando. Mas, o que Hana mais gostava mesmo era de patinar.

Por outro lado, temos a história de Fumiko Ishioka, diretora de um pequeno museu chamado Centro do Holocausto em Tóquio.

Assim, ela se dedicava a ensinar as crianças japonesas sobre o Holocausto. Para isto, ela entrou em contato com museus de vários países, solicitando objetos daquela época.

“A família Brady costumava abrir a casa para artistas de todos os tipos: músicos, pintores, poetas, escultores e atores. Quando estes ficavam com fome, sempre havia um prato quentinho, preparado por Boshka, a empregada e cozinheira da família.”

Fumiko Ishioka – A Mala de Hana

Nesse meio tempo, Fumiko recebe uma mala, na qual estava escrito o nome “Hanna”, uma data e a palavra Waisenkind (que em alemão significa órfã).

Por isso, o objeto deixou todas as crianças com enorme curiosidade e elas queriam logo saber quem era Hana, como ela era, onde viveu, etc.

Dessa forma, para encontrar respostas pra todas aquelas perguntas Fumiko Ishioka decide fazer uma busca que a leva 70 anos atrás.

Com isso, ela descobre que Hana perdeu sua família durante a guerra, que primeiro a Gestapo levou sua mãe, logo após seu pai, entretanto, seu irmão George sobreviveu aos campos de concentração nazista.

A mala de Hana

E assim, Fumiko viaja para a Europa e depois vai até o Canadá ao encontro de George para saber mais a respeito da dona da mala.

Você também poderá gostar: 5 livros sobre o Holocausto

A narrativa é em terceira pessoa, com um pouco de suspense e muita emoção, prendendo a atenção do leitor que vibra a cada descoberta de Fumiko.

Quando criança, Hana queria ser professora e de alguma maneira ela conseguiu levar conhecimento à várias crianças do mundo todo.

Gostou da resenha de A Mala de Hana? Este é um livro pequeno, com apenas vinte e oito micro capítulos, porém com grandes histórias de vida, coragem, persistência e determinação das protagonistas.
Venha se emocionar com essa história! Compre o seu livro na Amazon!

Título: A mala de Hana. uma história real
Autora: Karen Levine
Ano: 2007
Editora: Melhoramentos
Número de páginas: 112 
Skoob: adicione 
Comprar: Amazon

Sinopse: A Mala de Hana é um retrato singelo, mas mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto. A história se desenrola em três continentes durante um período de quase setenta anos. Envolve a experiência da garotinha Hana e de sua família na Tchecoslováquia (atual República Tcheca), nas décadas de 1930 e 1940, uma jovem e um grupo de crianças em Tóquio, no Japão, e um homem em Toronto, no Canadá, nos dias de hoje. Um relato que vai sensibilizar a todos para que horrores semelhantes aos que atingiram Hana e outros inocentes nunca voltem a acontecer.

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

13 thoughts on “Resenha: A mala de Hana. Uma história real”

  1. Muito obrigada pelo resumo, parabéns, me ajudou na roda de leitura da escola, que você cresça viu!!!

  2. Audicleia Prestes da Silva

    Chorei por causa dessa história, é muito lindaaa! Abraços parabéns pelo resumo

  3. esse livro pode ler crianças de 9 à 12 anos de idade, pois minha professora queria dar um livro a nós, mas não sabe a indicativa

    1. Não creio ser a pessoa mais indicada para te dar esta resposta. Mas pelo que eu vi no livro,acho que pode sim ser lido por crianças nessa faixa etária, pois n descreve cenas fortes, fala mais no contexto geral do Holocausto. Peça a ela pra dar uma lida e ver se realmente pode indicar a vocês. Agradeço pela pergunta.

  4. Wendell Cassemiro

    Obrigado por sua resenha. Você acredita que esse livro seja indicado para crianças de 12 anos, por exemplo?

  5. Amei sua resenha e fiquei super interessada no livro. Você que gosta de histórias que envolvem a Segunda Guerra Mundial acho que irá amar o livro A Sociedade Literária e a Torta da Casca de Batata. Conta uma história ficcional que se passa na década de 40 com os sobreviventes da II Guerra Mundial numa das ilhas pertencentes a Inglaterra. E o livro todo é narrado através de cartas. S2 Bjos!!!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Scroll to Top