Resenha: Uma professora muito maluquinha – Ziraldo

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

Hoje é dia de resenha do livro Uma Professora Muito Maluquinha se passa em uma cidadezinha do interior, onde mora a professora Catarina.

Ela inova em sua prática pedagógica, transformando suas aulas em verdadeiras aventuras. Narrada por cinco personagens: Athos, Porthos, Aramis, Dartagnan e Ana Maria Barcellos Pereira, eles relembram com saudades aqueles dias de alegria e aprendizagem. 

Quando ela pisou pela primeira vez na sala de aula, todos se encantaram. As meninas quiseram ser lindas e os meninos desejaram crescer naquele instante para se casar com ela.

Cat era chamada de maluquinha porque suas aulas eram divertidas e interessantes, ou seja, diferente da aula das outras professoras.

Certa vez ela, utilizando-se de um rolo de papel de embrulho, adaptou uma manivela e fez uma máquina de ler, organizava excursão ao ginásio para os alunos fazerem perguntas ao Padre Velho que era o professor de história.

Resenha: Uma professora muito maluquinha - Ziraldo

Sinopse: Ao evocar a “Professora Maluquinha”, o autor coloca nos olhos do leitor algumas lágrimas de emoção e de saudade. Humana, compreensiva, às vezes mal interpretada, a Professora Maluquinha, mais do que ensinar, dá a seus alunos a oportunidade de aprender com alegria, de guardar para sempre um grande amor pela leitura.

Em outra ocasião ela leva seus alunos para assistirem ao filme: Cleópatra, e assim, todos aprendem sobre História, Geografia, Matemática e leem cada vez melhor.

Conheça também: O Meu Pé de Laranja Lima

Do mesmo modo, no decorrer da história iremos conhecendo os outros personagens como as beatas solteironas, o funcionário do Banco do Brasil que enviava seus versos à professorinha, o professor de Geografia e o Padreco que foi um garoto criado pelo Padre Velho.

Desse modo, ele estudou fora, se tornou padre e voltou à cidadezinha, é professor de Teologia na escola e sempre entra na sala da professorinha para repreender a turma quando as outras professoras fazem alguma queixa.

Durante toda a narrativa identificaremos os diversos recursos e atividades utilizados por Cat para ensinar e o mais importante ela consegue faz isso de forma divertida e prazerosa, despertando o interesse dos seus alunos.

Enfim, é possível perceber que através dessa obra o autor busca chamar atenção para o incentivo à leitura e como o professor pode estimular a criatividade dos seus alunos.

Uma professora muito maluquinha é um livro muito interessante, com muitas ilustrações. Em 2011 foi adaptado para o cinema e existe também a versão em quadrinhos.

Gostou da resenha de Uma Professora Muito Maluquinha e quer ler também? Compre o seu exemplar através do meu link de afiliada na Amazon e me ajude a continuar produzindo conteúdo por aqui.

ISBN:85-06-04074-4
Autor:
Ziraldo
Editora: 
Melhoramentos
Páginas:
96
Ano:
2003

Skoob:
adicione

Onde comprar: Amazon

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

17 comentários em “Resenha: Uma professora muito maluquinha – Ziraldo”

    • Acredito que as duas versões são adequadas, dependendo do nível de leitura da criança. Eu não li a versão em quadrinhos, mas creio que o texto deve ser bem mais resumido. Se for uma criança que já lê com desenvoltura, poderá ler essa versão tranquilamente.

      Responder

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial