Hoje é dia de resenha do livro Uma Professora Muito Maluquinha se passa em uma cidadezinha do interior, onde mora a professora Catarina.
Ela inova em sua prática pedagógica, transformando suas aulas em verdadeiras aventuras. Narrada por cinco personagens: Athos, Porthos, Aramis, Dartagnan e Ana Maria Barcellos Pereira, eles relembram com saudades aqueles dias de alegria e aprendizagem.
Quando ela pisou pela primeira vez na sala de aula, todos se encantaram. As meninas quiseram ser lindas e os meninos desejaram crescer naquele instante para se casar com ela.
Cat era chamada de maluquinha porque suas aulas eram divertidas e interessantes, ou seja, diferente da aula das outras professoras.
Certa vez ela, utilizando-se de um rolo de papel de embrulho, adaptou uma manivela e fez uma máquina de ler, organizava excursão ao ginásio para os alunos fazerem perguntas ao Padre Velho que era o professor de história.
Sinopse: Ao evocar a “Professora Maluquinha”, o autor coloca nos olhos do leitor algumas lágrimas de emoção e de saudade. Humana, compreensiva, às vezes mal interpretada, a Professora Maluquinha, mais do que ensinar, dá a seus alunos a oportunidade de aprender com alegria, de guardar para sempre um grande amor pela leitura.
Em outra ocasião ela leva seus alunos para assistirem ao filme: Cleópatra, e assim, todos aprendem sobre História, Geografia, Matemática e leem cada vez melhor.
Conheça também: O Meu Pé de Laranja Lima
Do mesmo modo, no decorrer da história iremos conhecendo os outros personagens como as beatas solteironas, o funcionário do Banco do Brasil que enviava seus versos à professorinha, o professor de Geografia e o Padreco que foi um garoto criado pelo Padre Velho.
Desse modo, ele estudou fora, se tornou padre e voltou à cidadezinha, é professor de Teologia na escola e sempre entra na sala da professorinha para repreender a turma quando as outras professoras fazem alguma queixa.
Durante toda a narrativa identificaremos os diversos recursos e atividades utilizados por Cat para ensinar e o mais importante ela consegue faz isso de forma divertida e prazerosa, despertando o interesse dos seus alunos.
Enfim, é possível perceber que através dessa obra o autor busca chamar atenção para o incentivo à leitura e como o professor pode estimular a criatividade dos seus alunos.
Uma professora muito maluquinha é um livro muito interessante, com muitas ilustrações. Em 2011 foi adaptado para o cinema e existe também a versão em quadrinhos.
Gostou da resenha de Uma Professora Muito Maluquinha e quer ler também? Compre o seu exemplar através do meu link de afiliada na Amazon e me ajude a continuar produzindo conteúdo por aqui.
ISBN:85-06-04074-4
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Páginas: 96
Ano: 2003
Skoob: adicione
Muito bom!! Parabéns!!
ola alguém sabe me informar a serie que ela dava aula?
Na história não menciona a série, mas pelo contexto são alunos que estão no fundamental I.
Por nada. Que bom que a resenha te ajudou. ♥♥
É uma história muito bonita. Eu tb gosto muito, apesar de ter lido o livro já na idade adulta, me encantou bastante.
esse filme é muito bom
gostei!!
Me sinto como a professorinha muito maluquinha rsrsrsrsrs… Adorei seu post. Abs.
Obrigada!
Olá, para uma criança de 9 anos qual versão considera a mais adequada, essa ou a em quadrinhos? Obrigada
Acredito que as duas versões são adequadas, dependendo do nível de leitura da criança. Eu não li a versão em quadrinhos, mas creio que o texto deve ser bem mais resumido. Se for uma criança que já lê com desenvoltura, poderá ler essa versão tranquilamente.
gostei
Obrigada!
Muito bom adorei mas precisa de um resumo mais longo ok
Obrigada!
Muito obrigada pela homenagem! pois sou professora e gosto muito desse livro.
eu amei