Avançar para o conteúdo
Início » Resenha: O Terraço e a Caverna – Maurício Limeira

Resenha: O Terraço e a Caverna – Maurício Limeira

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

O Terraço e a Caverna, de Maurício Limeira conta a história de duas crianças muito especiais. Elas vivem em ambientes totalmente opostos, mas passam por problemas semelhantes.

Quinha é uma menina de 11 anos que mora em uma bela cobertura bem localizada no Rio de Janeiro. Antes de mais nada, durante o tempo em que frequentou a escola, Quinha passou por diversas experiências traumáticas. Isso acabou desencadeando uma Síndrome chamada de Síndrome das Pessoas Inexistentes.

A pessoa que tem essa doença não enxerga nem escuta nenhum ser humano e assim, Quinha vive isolada em um mundo no qual se comunica apenas com um gato imaginário chamado Moisés.

No entanto, esse gato não é uma boa influência para Quinha, pois ele faz com que ela se isole cada vez mais. Além disso, ele leva a menina a vivenciar muitos devaneios como andar pelas nuvens, ver seus reflexos em uma sala cheia de espelhos…

Como uma tentativa de proteger a filha, os pais de Quinha não a levam para muitos lugares, assim, ela fica a maior parte do tempo no terraço da cobertura.

Às vezes seu avô fica tocando para ela, enquanto ela observa a rua, as folhas, os pássaros. Em outro lugar da mesma cidade vive Paco, um menino que se tornou cadeirante ainda bem pequeno devido a um descuido do pai.

No período em que frequentou a escola, sofreu muito bullyng e acabou por abandoná-la. Paco e sua família foram obrigados a deixar a comunidade onde moravam e acabaram indo viver em um buraco resultante das obras do metrô.

Leia também: Eu Te Amo, Papai

Nesse local onde Paco mora com a família é um lugar de difícil acesso e para um cadeirante, é praticamente impossível que ele saia sem a ajuda de alguém.

Como não recebe muita atenção dos familiares, Paco passa a maior parte do tempo em uma rede social. Para isso, ele utiliza o computador que uma professora conseguiu para ele. Quinha encontra na internet uma forma de se comunicar com outras pessoas.

Na verdade, ela acredita se tratar de personagens e através de uma rede social ela começa a ver na sua timeline os desabafos de um garoto.

Enfim, eles começam a se comunicar e quando os pais de Quinha percebe que a filha está se comunicando com alguém, mesmo que no mundo virtual, eles criam perfis falsos para tentar se comunicar com a filha, mas ela não responde a eles. 

A vida de Quinha e Paco ainda nos revelará muitas surpresas e emoções. Acreditem, essa história é bastante rica e reflexiva.

Não tem como não nos colocarmos no lugar dos personagens e realmente sentirmos o que eles sentem. Me coloquei no lugar da mãe de Quinha e sentia o seu desespero ao ver a filha naquele estado e não poder saber o que se passava com ela. Creio que cada leitor irá se identificar de alguma forma com essa história.

Narrado em terceira pessoa, a obra de Maurício Limeira apresenta uma história surpreendente, com uma trama bastante original, além de uma linguagem simples o que faz com a leitura seja agradável e instigante. 

No livro O Terraço e a Caverna, de Maurício Limeira é possível perceber que o autor aborda aspectos psicológicos e sociais mediante a vivência dos personagens principais, que por sinal são bem construídos e encantam o leitor.

o_terraco_e_a_caverna

ISBN: 9788599870570
Título: O Terraço e a Caverna
Editora: Independente, publicado pela Fundação Cultural do Estado do Pará.
Ano: 2016
Skoob: adicione
Compre diretamente com o autor através do email: [email protected]

*Livro cedido em parceria com o autor

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial