No post de hoje temos uma resenha do livro O Peso do Pássaro Morto, de Aline Bei.
A obra uma prosa poética repleta de metáforas, que narra toda a trajetória da vida de uma mulher, dos 8 aos 52 anos de idade.
Desde a infância ela sofre perdas demasiadamente dolorosas e esses sentimentos irão contribuir para uma vida permeada de melancolia, desilusões e dissabores.
Logo no início do livro, um cachorro mata a sua melhor amiga e a partir desse ponto ela passará por várias perdas que irão moldando a vida dessa mulher.
“tentei segurar/as lágrimas que caíam na minha mão em/concha,/eram tantas,/será que com o uso/um dia a lágrima acaba?”
Ao longo do texto vamos acompanhar as relações interpessoais da personagem, ou mesmo a ausência delas, já que ela não consegue ter um relação próxima nem com o próprio filho.
O Peso do Pássaro Morto é narrado em primeira pessoa, composto por nove capítulos e cada um deles corresponde a uma idade da personagem.
Algo que chamou a minha atenção nesse livro foi a diagramação, o texto é escrito em versos, mas não é uma poesia.
A narrativa é bem leve, você consegue ler de uma só vez, porém, não se engane, o livro é bastante denso.
Aline Bei chama a atenção para as inúmeras mulheres que tem suas vidas marcadas por violência, dor, tristeza e abandono e que decidem manter tudo isso guardado dentro de si.
Leia também: Memorias da Infância em que eu morri
No livro, o cachorro é um elemento simbólico, visto que, esse animal foi o responsável pela primeira perda da personagem, ainda aos oito anos de idade e anos depois, aos 37, quando decide ir ao encontro do filho que não vê a muito tempo, ela encontra um cachorro abandonado e resolve levá-lo para casa.
Desse momento em diante, a mulher desenvolve uma relação de amor e companheirismo com o animal até o final da vida. O cachorro marca o início e o fim da sua vida.
Enfim, essa foi uma leitura que me surpreendeu positivamente. Adorei a história criada pela Aline Bei. Se você gostou da resenha de O Peso do Pássaro Morto, compre o seu exemplar aqui!
ISBN-10: 8569020236
Autora: Aline Bei
Editora: Nós
Ano: 2017
Skoob: adicione
Compre na Amazon
Sinopse: Livro vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2018 na categoria Melhor romance de autor estreante com menos de 40 anos.
A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita.
Muitas pessoas estão indicando este livro.
Depois da sua resenha, acho que não tenho mais como fugir dele.
Um abraço!
Estou ansiosa para ler esse livro, está na minha lista. Adorei a resenha!
Obrigada! Acredito que você irá gostar. Não espere mais, é um livro maravilhoso. ❤❤