Avançar para o conteúdo
Início » Resenha: O Peso do Pássaro Morto – Aline Bei

Resenha: O Peso do Pássaro Morto – Aline Bei

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

No post de hoje temos uma resenha do livro O Peso do Pássaro Morto, de Aline Bei. 

A obra uma prosa poética repleta de metáforas, que narra toda a trajetória da vida de uma mulher, dos 8 aos 52 anos de idade.

Desde a infância ela sofre perdas demasiadamente dolorosas e esses sentimentos irão contribuir para uma vida permeada de melancolia, desilusões e dissabores.

Logo no início do livro, um cachorro mata a sua melhor amiga e a partir desse ponto ela passará por várias perdas que irão moldando a vida dessa mulher.

“tentei segurar/as lágrimas que caíam na minha mão em/concha,/eram tantas,/será que com o uso/um dia a lágrima acaba?”

Resenha: O Peso do Pássaro Morto - Aline Bei

Ao longo do texto vamos acompanhar as relações interpessoais da personagem, ou mesmo a ausência delas, já que ela não consegue ter um relação próxima nem com o próprio filho. 

O Peso do Pássaro Morto é narrado em primeira pessoa, composto por nove capítulos e cada um deles corresponde a uma idade da personagem.

Algo que chamou a minha atenção nesse livro foi a diagramação, o texto é escrito em versos, mas não é uma poesia.

A narrativa é bem leve, você consegue ler de uma só vez, porém, não se engane, o livro é bastante denso.

Aline Bei chama a atenção para as inúmeras mulheres que tem suas vidas marcadas por violência, dor, tristeza e abandono e que decidem manter tudo isso guardado dentro de si.

Leia também: Memorias da Infância em que eu morri

No livro, o cachorro é um elemento simbólico, visto que, esse animal foi o responsável pela primeira perda da personagem, ainda aos oito anos de idade e anos depois, aos 37, quando decide ir ao encontro do filho que não vê a muito tempo, ela encontra um cachorro abandonado e resolve levá-lo para casa.

Desse momento em diante, a mulher desenvolve uma relação de amor e companheirismo com o animal até o final da vida. O cachorro marca o início e o fim da sua vida.

Enfim, essa foi uma leitura que me surpreendeu positivamente. Adorei a história criada pela Aline Bei. Se você gostou da resenha de O Peso do Pássaro Morto, compre o seu exemplar aqui!

ISBN-10: 8569020236
Autora: Aline Bei
Editora: Nós
Ano: 2017
Skoob: adicione
Compre na Amazon

Sinopse: Livro vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2018 na categoria Melhor romance de autor estreante com menos de 40 anos.

A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita.

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

3 comentários em “Resenha: O Peso do Pássaro Morto – Aline Bei”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial