Avançar para o conteúdo
Início » Resenha: O Meu Pé de Laranja Lima

Resenha: O Meu Pé de Laranja Lima

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

A resenha de hoje é do livro O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos .

Ele narra a história de Zezé, um menininho de cinco anos de idade que vive com a família em uma situação de extrema pobreza. 

“D. Cecília Paim, conhecia de longe a nossa pobreza e na hora do lanche, quando via todo mundo comendo sua merenda, ficava emocionada, me chamava sempre à parte e me mandava comprar o sonho recheado no doceiro. Ela tinha tamanha ternura por mim que eu acho que ficava bonzinho só para ela não se decepcionar comigo.”

Além disso, Zezé é uma criança bastante traquina e por causa disso quase todos da família batem nele, com exceção de sua irmã Glória que trata o garotinho com muito carinho.

Como são muitos irmãos, os mais velhos cuidam dos mais novos e Zezé é o encarregado de cuidar do irmão mais novo chamado Luís, que ele carinhosamente chama de o rei Luís.

“— Só essa semana já levei um punhado de surras. Umas até bem doídas. Também apanho pelo que não faço. Levo culpa de tudo. Já se acostumaram a me bater.”

A princípio, o pai de Zezé está desempregado e a mãe trabalha em um tear para ajudar em casa.

Resenha: O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

Diante de tanta escassez, Zezé cria seu próprio mundo no qual tem como amigos o Minguinho, um pequeno pé de laranja lima que conversa com ele e um morcego chamado Luciano.

Devido à uma das peraltices do garoto ele acaba fazendo amizade com Manuel Valadares, o Portuga, um senhor que vai conquistar a amizade e o respeito de Zezé.

Esse novo amigo enxerga Zezé como ele é verdadeiramente, um menino inteligente, esperto, amoroso e sensível. Os dois irão combinar de manter a amizade em segredo.

Assim, na amizade com o Portuga, Zezé encontra aquilo que não recebe em casa: amor, carinho e atenção. Assim, até o comportamento do menino se transforma.

Ao receber carinho e ternura ele mesmo toma a iniciativa de não aprontar mais tanta traquinagem.

Leia também: Uma Professora muito Maluquinha

Os dois amigos passam várias horas conversando cada um contando sobre sua vida, seus sonhos, fazem passeios e planos.

Contudo, um fato muito chocante irá acontecer e mudará para sempre a vida de Zezé.

“— Mas olhe mesmo. Olhe como ainda estou todo inchado de apanhar.
Os olhos do Português adquiriram uma expressão de inquietude e pena.
— Mas porque te fizeram isso? Fui contando, contando tudo, sem exagerar uma palavra. Quando acabei seus olhos estavam úmidos e não sabia o que fazer.
— Mas não podem bater tanto numa criancinha como tu. Ainda nem fizeste seis anos. Minha Nossa Senhora de Fátima!”

O Meu Pé de Laranja Lima é narrado em primeira pessoa e você acompanha todas as aventuras de Zezé.

Os relatos são bastante comoventes e não tem como você não se emocionar em vários trechos. É uma linda história de amizade, mas também um triste retrato de uma infância pobre e de muitos maus-tratos por parte da família.

Enfim, o livro foi escrito por José Mauro de Vasconcelos e já foi adaptado para a TV e para o cinema, mas eu não assisti nenhuma adaptação e nem havia lido a obra até esta semana. 

Recomendo muito a leitura para pessoas de todas as idades. Gostou da resenha de O Meu Pé de Laranja-Lima? Clique neste link e compre o seu!

Você também poderá gostar: Matilda- melhores trechos

ISBN-10: 8506042062
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Ano: 2013
Páginas: 192
Editora: Melhoramentos
Skoob: adicione
Compre o livro através do meu link na Amazon

Sinopse: Na obra juvenil mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

13 comentários em “Resenha: O Meu Pé de Laranja Lima”

  1. Esse livro lindo acaba de ser censurado na escola do meu filho aqui em Caruaru, Pernambuco. Proibiram a leitura dele. Foi retirada da lista de leitura do 6o ano. Passei o dia brigando com alguns pais da escola por isso. Mas a inquisição ganhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial