Medieval – contos de uma era fantástica, uma antologia de contos de autores nacionais publicado pela Editora Draco.
Medieval – contos de uma era fantástica é uma Antologia organizada por Ana Lúcia Merege e Eduardo Kasse.
Ao todo são nove contos que abordam o elemento fantástico, o misticismo, a religiosidade e todo esse mundo de fantasia e mistério que permeia o período medieval.
Eu gostei de todos os contos, porém os que conseguiram realmente me cativar foram três e eu vou falar um pouquinho sobre cada um deles.
Erva Daninha – Melissa de Sá: Nesse conto, vamos conhecer a história de Pierre, um soldado que vai lutar nas Cruzadas buscando se redimir do que julga ser um enorme pecado que ele cometeu.
Em Veneza, Pierre conhece a jovem Agnes que o envolverá em um mundo de mistérios e fantasias.
Desse modo, foi a primeira vez que li algo escrito pela Melissa de Sá e posso afirmar que adorei a forma como ela escreve e apresenta os seus personagens.
O conto é narrado em primeira pessoa, com uma linguagem simples e de fácil compreensão.
A autora possui uma escrita envolvente que cativa o leitor do início ao fim da narrativa.
A Clareira Mágica – Roberto de Sousa Causo: Narra a história de Diogo Sardo, um guerreiro ferido em batalha que durante um banquete conhece uma mulher misteriosa que o leva até uma clareira.
Alguns fatos evidenciam tratar-se de um ser místico. Logo depois, essa mesma mulher é acusada de bruxaria e Diogo irá fazer de tudo para salvá-la da condenação.
“Também ele estendeu seu manto sobre a grama, ao lado do manto de Anabel, e os dois se deitaram quietos, fitando-se como verem -se pela primeira vez – ou da unica maneira que em verdade importava.”
Assim, a narrativa desse conto é em terceira pessoa, com um ritmo agradável, uma linguagem direta, personagens bem construídos e um belo enredo.
Leia mais: Contos Estranhos
O Grande Livro de Fogo – Ana Lúcia Merege: Nesse conto tem três importantes personagens: Khadija, uma jovem ambiciosa, Mustafá um fabricante de tapetes e Walid, um rico comerciante.
Desse modo,quando Khadija ouve uma história afirmando que o comerciante Walid conquistou toda a fortuna através do jinn que ele tem dentro de uma garrafa.
A jovem logo desenvolve um plano para colocar as mãos nesse ser mágico e conseguir realizar o sonho de possuir muita riqueza.
Porém, o plano não sai como o esperado e os três vão parar no mundo dos jinns, onde deverão enfrentar grandes desafios para preservarem suas vidas e encontrar o Grande Livro de Fogo.
A autora conseguiu construir uma história inovadora a partir de uma temática já bastante usual.
Enfim, a obra resenhada é um ebook, ele possui uma capa linda, além de um lindo trabalho gráfico. Gostou da resenha de Medieval- contos de uma era fantástica e quer ler? Compre o seu exemplar através deste link!
ISBN: 978-85-8243-101-6
Ano: 2016
Editora: Draco
Páginas: 232
Skoob: adicione
Compre: Amazon
Sinopse: Livro vencedor do Prêmio Argos 2017 de Literatura Fantástica, na categoria “melhor coletânea”. Um dos contos, “O Grande Livro do Fogo”, de Ana Lúcia Merege, também ganhou o primeiro prêmio na categoria “melhor conto”.
Uma viagem à época onde mora a fantasia
Por cerca de mil anos, a roda da História girou num ritmo vertiginoso: castelos e fortalezas se ergueram e foram destruídos, cidades se multiplicaram, guerras sangrentas se alternaram com períodos de paz. Migrações, invasões, o surgimento da imprensa e, por fim, as grandes navegações expandiram os limites do mundo. Tudo isso marca o período conhecido como Idade Média, que nos legou incríveis narrativas povoadas de seres mágicos, fadas, bruxas e encantamentos.Foi esse imaginário que inspirou os autores de Medieval – Contos de uma era fantástica a contar suas histórias. Das cruzadas às invasões vikings, passando pela Espanha mourisca, Oriente Médio, China e pelo Japão dos samurais, todos os contos são ambientados em lugares do mundo real – um tempo em que o fantástico e o maravilhoso se mesclavam naturalmente aos eventos do cotidiano.
Organizado pelos especialistas em Idade Média e ficção histórica Ana Lúcia Merege e Eduardo Kasse, eles participam com contos cheios de magia ao lado de Melissa de Sá, A. Z. Cordenonsi, Roberto de Sousa Causo, Erick Santos Cardoso, Nikelen Witter, Karen Alvares e Helena Gomes.
Com este livro você viajará pelo tempo e pelo espaço, para essa época onde sempre se imaginam os mais incríveis mundos de fantasia. Num tapete mágico, num drakkar, num corcel de batalha — ou simplesmente nas asas de sua imaginação.
Fiquei muito feliz que tenham gostado do meu conto! 🙂 Obrigada pela resenha!
Eu que agradeço. Pretendo ler outras obras que vc escreveu. Beijos!
Fico feliz que “A Clareira Mágica” tenha chamado sua atenção, Gio Souza. Grande abraço!
Gostei muito do conto. Obrigada por comentar.
Muito obrigada! Que bom que gostou!
Por nada. Vc é uma ótima escritora. Quero ler mais das suas obras.