Avançar para o conteúdo
Início » Resenha: Favores Vulgares – Maureen Orth

Resenha: Favores Vulgares – Maureen Orth

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

Resenha do livro Favores Vulgares – A história real do homem que matou Gianni Versace.

Este é um livro-reportagem escrito por Maureen Orth e que foi publicado no Brasil em 2018 pela Editora Vestígio.

O livro traz uma profunda investigação acerca da vida de Andrew Cunanan, o homem responsável pela morte de Gianni Versace e mais quatro pessoas. 

Versace. Já tinha ouvido falar desse nome em alguns programas e entrevistas sobre moda.

Até já tinha visto entrevistas com Donatella Versace, mas não fazia ideia que o criador dessa marca, o estilista Gianni Versace, havia sido assassinado. 

Andrew Cunanan nasceu em uma família de classe média e desestruturada, mas desde muito cedo seus pais o levaram a crer que ele merecia tudo de melhor e mais caro que a vida tivesse a oferecer.

Desde criança, Andrew sempre foi considerado muito bonito, alegre e inteligente. Seus pais faziam o possível para dar a ele tudo o que as crianças ricas tinham, inclusive o matriculou em um dos colégios mais caros e prestigiados daquela região.

Leia também: A Garota de Olhos Azuis

Desse modo, convivendo com pessoas da alta sociedade, pertencentes a famílias muito ricas, Andrew Cunanan passou a fantasiar que ele também pertencia àquele seleto grupo de privilegiados e passou a adotar outros nomes que considerava mais adequados a uma pessoa rica. 

” Ao se concentrar tanto em status, Pete havia destruído qualquer senso genuíno de autoidentidade que o filho poderia ter tido.”

Quando seu pai Pete Cunanan, aplicou um golpe na empresa onde trabalhava e fugiu do país, Andrew ficou sem apoio.

Mesmo precisando trabalhar para se sustentar, ele procurou um meio de manter o seu status e foi morar com uma amiga rica.

Para ele, o que importava era continuar naquele meio e as pessoas gostavam da presença dele, pois, ele sempre sabia fazer todos se divertirem. 

Universo do sadomasoquismo

Andrew Cunanan assumiu sua homossexualidade, passou a usar metanfetaminas e começou a frequentar boates gay e a se prostituir.

Além disso, ele inicia um caminho sem volta pelo universo do sadomasoquismo.

Suas mentiras e a insistência em praticar sexo violento acabou por afastar aqueles que eram mais próximos a ele. 

Jeff, um amigo de longa data passou a evitar a presença de Cunanan, o mesmo aconteceu com David, um jovem com quem Andrew teve um relacionamento. 

A situação entre eles se tornou insustentável culminando no assassinato de Jeff Trail. Ele foi a primeira vítima de Andrew Cunanan.

A partir desse crime, a polícia inicia uma caçada ao assassino que, infelizmente, estava difícil de chegar ao fim. 

Um rastro de morte

Durante a fuga, Andrew vai deixando um rastro de morte. Sua segunda vítima foi Lee Miglin, um influente empresário do setor imobiliário casado com Marilyn Miglin, uma importante vendedora de cosméticos.

Resenha Favores Vulgares

O assassinato de Lee Miglin foi considerado aleatório, porém, com a investigação descobre-se um conexão entre Cunanan e o Duke Miglin, filho da vítima. 

Em seguida ele mata William Reese, aparentemente, para roubar sua caminhonete e finalmente, ele vai ao encontro de última e mais famosa vítima, Gianni Vesace.

Favores Vulgares mostra também o trabalho do FBI e das polícias de várias cidades dos Estados Unidos por onde Cunanan praticou os crimes e ficou evidente que houve muita negligência e despreparo por parte de vários policiais.

Visto que, muitos acontecimentos poderiam ter sido evitados se a polícia tivesse agido corretamente. 

Através de pesquisas e entrevistas com centenas de pessoas, Mareen Orth conseguiu trazer ao leitor revelações importantes sobre a vida de Andrew Cunanan, como ele pensava e agia e os assassinatos cometidos por ele.

Outro aspecto que vale destacar nesta obra é a maneira como a autora aborda sobre a vida dos gays naquele período.

A preocupação deles com o vírus da Aids, a forma como se relacionavam e se cuidavam, o medo de terem sua homossexualidade revelada.

“A maioria das pessoas entende que eles são gays, mas ninguém fala nada – eles são dessa geração. O motivo do segredo é segurança física, mas também medo do ostracismo.”

É evidente que naquela época o preconceito com os homossexuais ainda era bem maior que hoje, e devido aos assassinatos cometidos por Cunanan várias pessoas que ainda não tinha se assumido tiveram sua vida íntima exposta em veículos de comunicação. Fato este, que acabou prejudicando a vida de muita gente.

A obra

Por fim, Favores Vulgares está divido em quatro partes. A primeira conta a vida de Andrew desde a infância, passando pela adolescência até a vida adulta, seu relacionamentos, o vício nas drogas, sua convivência no mundo LGBT.

Na segunda parte descreve os assassinatos onde e como ocorreram.

Já na terceira parte, após matar a quarta vítima, Cunanan rouba sua caminhonete e foge para South Beach onde irá assassinar Gianni Versace.

E por fim, a quarta parte mostra o final da caçada e os últimos momentos de vida de Andrew Cunanan.

Favores Vulgares é bem envolvente, com uma ótima dinâmica, no entanto, lá pela metade do livro tem algumas descrições um pouco cansativas, mas logo surgem pistas importantes e fatos que reacendem a curiosidade do leitor.

Gostei muito deste livro e recomendo a todos que gostam de uma boa trama e true crime.

A história contada neste livro é tão incrível que parece coisa de cinema, tanto que este livro deu origem a segunda temporada da série American Crime Story – o Assassinato de Gianni Versace.

Se você gostou da resenha de Favores Vulgares e quer adquirir o seu exemplar, clique no link abaixo para comprar!

ISBN-13: 9788554126193
Tradução: Jim Anotsu
Ano: 2018
Páginas: 448
Editora: Vestígio
Skoob: adicione
Compre: Amazon

*Livro cedido pela Editora

Sinopse: A história real da caçada que inspirou American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace, a segunda temporada da aclamada série do canal FX.

Em 15 de julho de 1997, Gianni Versace foi morto a tiros nos degraus da entrada de sua mansão em Miami Beach pelo serial killer Andrew Cunanan. Mas, meses antes do assassinato de Versace, a premiada jornalista Maureen Orth já vinha investigando a história de Cunanan para a revista Vanity Fair. Escrito a partir de uma seleção de entrevistas com mais de 400 pessoas e insights obtidos de milhares de páginas de relatórios policiais, Favores vulgares conta a história completa de Andrew Cunanan, suas vítimas inadvertidas e o mundo opulento em que elas viveram… e morreram. Orth revela como Cunanan conheceu Versace e a razão pela qual a polícia e o FBI falharam repetidamente em capturá-lo. Esta é uma odisseia impossível de largar, que atravessa os Estados Unidos desde a rica comunidade gay da Califórnia aos modestos lares do Meio-Oeste, onde famílias se condoíam pela perda de seus filhos, chegando a uma decadente South Beach, na Flórida.

Favores vulgares é ao mesmo tempo uma obra-prima do jornalismo investigativo e um fascinante relato sobre um sociopata, seus crimes e os mistérios que ele deixou para trás.

 

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

3 comentários em “Resenha: Favores Vulgares – Maureen Orth”

  1. Obrigada! Para mim também foi uma história inédita. já comecei a acompanhar a série, está muito boa, por enquanto percebi pequenas mudanças com relação ao livro, mas creio que seja necessário para realização da adaptação. ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial