A resenha de hoje é do livro A Menina Que Não Sabia ler, de John Harding.
Uma obra que narra a historia de Florence e Giles, dois irmãos que moram em uma antiga propriedade chamada Blithe House. Eles são filhos de mães diferentes e quando ficaram órfãos, o tio passou a “cuidar” dos dois.
Apesar de morar em Nova York, ele mantinha a casa com os empregados Sra. Grouse, Meg, Mary e John, com os quais Florence e Giles conviviam.
“Com que facilidade deixamos de lado a perspectiva de um futuro desastre pelo prazer do presente!”
Durante o tempo em que estava sozinha ela passava horas nos esconderijos que escolhia para fazer suas leituras. Até o dia em que um novo vizinho apareceu. Theo Van Hoosier passa a visitá-la regularmente. No início ela não gosta muito, mas depois ela cultiva uma amizade com o garoto.
Florence é uma menina de imaginação fértil que foi proibida de aprender a ler, pois seu tio, assim determinou. Diante disso, ela se viu obrigada a aprender sozinha, pois ninguém na casa poderia descobrir o seu segredo, para isso ela ia escondida à biblioteca. Já o pequeno Giles foi enviado para a escola preparatória.
Florence sente muita falta do irmão e se preocupa com ele, principalmente, quando lê as cartas que ele envia. Após algum tempo, Giles é dispensado da escola pois não conseguiu se adaptar e os dois irmãos voltam a conviver e brincar juntos como faziam antes.
Conheça também: O Orfanato da Srtª peregrine para Crianças Peculiares
Entretanto, essa tranquilidade não dura muito, já que seu tio contrata uma preceptora para Giles.
A partir desse momento a história se transforma, pois de início é apenas uma garota narrando sua vida, mas quando a Srta. Whitaker tem uma morte trágica no lago da propriedade inicia-se a segunda parte do livro revelando uma história de suspense e mistério.
Desse evento em diante eu fiquei grudada no livro tentando desvendar os acontecimentos que iam surgindo. Com a morte da Srta. Whitaker, uma nova preceptora foi trazida para cuidar da educação de Giles.
Com a chegada da Srta. Taylor muita coisa na residência começa a mudar e Florence desconfia das intenções da nova preceptora e não gosta nem um pouco dela, e assim, dará início a uma investigação que desencadeará uma série de acontecimentos.
A Menina que não Sabia Ler é um livro instigante, porém alguns quesitos deixaram a desejar, como vários fatos que ficaram sem explicação e o autor deixa para o leitor deduzir o final. Além disso, descobri que esse livro é uma “inspiração” (cópia) do livro A Volta do Parafuso de Henry James.
Outro ponto negativo é o título do livro que não combina com a história, visto que, esta foca mais nos dois irmãos do que propriamente no fato de Florance não saber ler.
Esta obra transportará o leitor para um mundo de suspense, mistério e fantasia. Gostou da resenha de A Menina que não Sabia Ler e quer ler o livro? Compre o seu através deste link!
ISBN-10: 8562936111
Título original: Florence and Giles
Ano: 2010
Páginas: 288
Editora: LeYa
Skoob:Adicione
Comprar: Amazon
Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?
Concordo totalmente,pois no final ocorre tal desencontro no contexto que de vez enquanto me pego pensando que por apenas um talvez,Florence poderia ser uma psicopata,acho que Macbeth não foi citado por um acaso e a resenha do próprio livro(parte traseira da capa) fala respeito de um tio que nem se quer aparece na história.
Quando li tb pensei nessa hipótese de Florence ser a culpada, mas no final achei bastante confuso. Não sei mais o que pensar. 🙂 🙂
Concordo com vc. No início estava até interessante, mas depois a história tomou um rumo totalmente diferente e o final foi um fiasco.
A 2 dias terminei de ler esse livro gente que decepção esse final ,tinha tudo p ser um livro excelente mas decepção pura ! estou arrasada!.
Quando li esse livro fiquei muito decepcionada pq achei que seria incrivel e foi bem…ok! Otima resenha 🙂 bjs
Tb tive essa mesma decepção. Logo na segunda parte achei que seria um ótimo suspense, mas no final deixou a desejar.
Olá, Gio.
Obrigado pela resenha!
Parece uma história interessante, apesar das falhas no final 🙂
Com sua licença, compartilho minha obra “30 Microcontos”, grátis na Amazon até 12/05.
https://lucaspalhao.wordpress.com/2017/05/08/30-microcontos-minha-obra-gratis-na-amazon-ate-120517/
Um abraço,
Lucas Palhão
Obrigada! Vou ler.