Pai Contra Mãe, de Machado de Assis é uma narrativa que descreve um período muito triste da história do nosso país que foi a escravidão.
O conto traz a história de Cândido Neves, um homem que por não conseguir se fixar em nenhum emprego, torna-se um caçador de escravos fugitivos.
Assim, ele se casa com a jovem Clara, uma moça órfã que vive com a Tia Mônica, a quem ela ajuda com os trabalhos de costureira.
Clara logo engravida e diante da escassez de escravos fugidios, a família enfrenta grande dificuldade financeira.
O proprietário da casa onde moravam exigiam receber os meses de aluguel atrasados, logo, não foi possível ficar mais naquele lugar e eles foram morar de favor.
A criança nasce e tia Mônica convence o casal a levar o bebê para Roda dos Enjeitados.
Leia mais: Os 7 melhores contos de Machado de Assis
Para evitar que a criança morresse de fome, Cândido Neves decide levá-la, porém, ao passar pela Rua da farmácia ele avista uma mulher com as características de uma escrava fugitiva.
No mesmo instante ele deixa o filho com o farmacêutico e vai atrás daquela mulher.
Sinopse: O personagem principal desse conto é um caçador de escravos que, ao se tornar pai, vê-se diante de uma grave crise financeira. Não tendo como sustentar o filho, precisa levar adiante a decisão de deixar o pequeno na roda dos enjeitados. Do outro lado , uma escrava fugida, grávida, busca a liberdade para o filho ainda em seu ventre. O encontro dos dois revela , porém, que nem todos os nascimentos são bem sucedidos. Machado de Assis, através do conto escrito no auge de sua maturidade, joga no rosto da sociedade essa trama inclemente.
Ela revela que está grávida, suplica, chora, mas isso não impede que o caçador a leve ao seu dono.
Cândido Neves recebe a sua recompensa de cem mil-réis, pega seu filho de volta com o farmacêutico e volta para casa, enquanto a escrava Arminda aborta o bebê que esperava.
Para salvar o seu filho Cândido Neves contribuiu para a morte de uma outra criança.
Pai Contra Mãe foi publicado pela primeira vez no ano de 1906, poucos anos após a abolição da escravatura no Brasil e faz parte do livro Relíquias da Casa Velha.
Você poderá gostar de ler: A Resenha de O Alienista
É possível observar que Machado faz uma dura crítica à sociedade brasileira daquele período. Ao denunciar a condição desumana e a exploração vivenciada não apenas pelos negros escravos, mas também pelos brancos.
Pois, apesar de não serem escravos viviam em situação de extrema pobreza. Gostou da resenha de Pai contra Mãe, de Machado de Assis? Compre o seu livro aqui!
ISBN-10: 8525408921
Editora: Artes e Ofícios
Ano: 2001
Páginas: 30
Compre o seu livro pelo meu link na Amazon