Neste post eu te apresento algumas citações do livro O Tempo Entre Costuras.
Eu já tinha conhecimento da história contida nele devido à adaptação que assisti na Netflix em 2017.
No entanto, eu só descobri que se tratava de uma adaptação quando já estava assistindo a série e fiquei com muita vontade de ler o livro.
Foi então, que comprei o ebook e ele ficou um bom tempo esperando para ser lido.
Esta é uma história ótima que se passa durante a Guerra civil espanhola, mesclando ficção e fatos históricos.
Ambientada na Espanha e no Marrocos, somos levados a conhecer elementos da cultura e alguns costumes dos dois países.
A protagonista Sira é uma mulher simples, que passou por duros golpes da vida, porém, com força e determinação, conseguiu dar a volta por cima.

ISBN-10: 8542211251
Autora: María Dueñas
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Ano: 2017
Páginas: 480
Editora: Planeta
Skoob: adicione
O Tempo entre Costuras – Melhores citações
Separei aquelas que achei mais interessantes e até bastante atuais. Recomendo muito este livro!
“Razões para se rebelar, evidentemente, eles têm de sobra, pois aqui há fome de séculos e muita injustiça também, mas isso não se ajeita mordendo a mão de quem os alimenta. Para isso, para modernizar este país, precisaríamos de empreendedores corajosos e trabalhadores qualificados, um educação adequada, e governos sérios que durassem o suficiente nos cargos.”
“Um dos efeitos da paixão louca e obcecada é que anula os sentidos para perceber o que acontece a sua volta. Corta rente a sensibilidade, a capacidade de percepção. Obriga-nos a concentrar tanto a atenção em um ser único que nos isola do resto do universo, nos aprisiona em uma couraça e nos mantém à margem de outras realidades, mesmo que transcorram a dois palmos do seu nariz.”
“(…) quando trabalham bem, as costureiras são capazes de conquistar fidelidade até a morte.”
“Cada uma, a sua maneira e em seu mundo, pertencia a uma estirpe de mulheres corajosas e lutadoras, capazes de abrir caminho na vida com o pouco que a sorte lhes oferecesse. Por mim e por elas, por todas nós, eu tinha que lutar para que aquele negócio desse certo.”
“(…) os oportunistas de hoje, esses que vociferam o “Cara al Sol” com o braço erguido e a veia do pescoço inchada, invocando o ausente como se fosse a sagrada forma,(…)”
“A normalidade não estava nos dias que ficaram para trás: encontrava-se apenas naquilo que a sorte punha na nossa frente a cada manhã.”
“O que se pode esperar de alguém que pretende que as mulheres fiquem em casa preparando a comida e pondo filhos no mundo?”
Leia também: Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
Você já conhece esta história? Leu o livro ou assistiu a série? o que achou?
- Esta resenha foi recomendada na campanha da editora educativa Twinkl sobre a importância das mulheres na literatura.
Sinopse: O maior best-seller de María Dueñas, com mais de 100 mil exemplares vendidos, agora em edição especial com capa dura
Sira Quiroga é uma jovem costureira que, na Madri dos anos 1930, se apaixona por Ramiro. Ainda que mal o conheça, decide deixar o país por aquele novo amor. Mas o destino lhe reserva uma série de surpresas, a começar pelo desaparecimento de Ramiro pouco depois de chegarem ao Marrocos. A partir daí a jovem se converte, quase sem se dar conta, numa peça-chave na luta contra o fascismo europeu – da ditatura franquista em sua Espanha natal ao nazismo na Alemanha.
Comparada a Carlos Ruiz Zafón por sua prosa envolvente e pela imaginação ao combinar fatos e personagens reais com ficcionais, María Dueñas conta em O tempo entre costuras uma aventura apaixonante, na qual os ateliês de alta costura, a sofisticação dos grandes hotéis, as conspirações políticas e as obscuras missões dos serviços secretos se fundem com a lealdade às pessoas próximas e com o poder incontrolável do amor.
Oies Gio! Nossa, eu só ouvia falar desse livro, mas não tinha ideia do que se tratava e fiquei muito curiosa depois da sua recomendação. Vou colocar na listinha infinita de livros para ler 😉 Thanks! <3
É uma história muito interessante. Vale a pena conhecer. ♥
Acho que vou ver a série antes, então. Senão vou ficar comparando “mas no livro não era assim”. E o inverso eu não costumo fazer hahahah
Ah, sinceramente, nem sei qual eu quero fazer primeiro, ver a série ou ler o livro… só sei que fiquei muito curiosa pela história… adoro tudo que envolva Espanha hahaha