Esta é a resenha do livro O Sorriso da Hiena, de Gustavo Ávila , um romance policial que me surpreendeu positivamente.
Os romances policiais estão entre os meus livros favoritos, porém eu ainda não conhecia um nacional que eu gostasse tanto quanto esse. É a história de um serial killer que ataca casais com um filho de oito anos de idade.
O modus operandi dele é amarrar os pais em cadeiras e colocar a criança sentada na frente para assistir a terrível cena em que ele arranca a língua do pai e por fim dá um tiro na cabeça da mãe.
Quando os assassinatos começam a se intensificar, o caso é designado ao investigador Arthur, que se torna o responsável por desvendar os crimes e prender o assassino.
Os crimes cometidos por David tem um objetivo: ele procura descobrir qual a origem do mal.
Com esses assassinatos ele faz com que as crianças passem pelo mesmo trauma que ele vivenciou aos 8 anos de idade, e tenta desvendar como a violência sofrida na infância pode influenciar no caráter de uma pessoa na idade adulta e, assim compreender a sua própria história de vida.
Para a realização desse estudo David entra em contato com William, um psicólogo renomado que já tem algumas teorias sobre este assunto, porém, ainda não atestou na prática e ao receber tal proposta fica abalado moralmente, mas acaba aceitando e começa a atender as vítimas.
A obra de Gustavo Ávila tem uma premissa bem interessante, eu gostei muito da forma como a trama foi desenvolvida.
A narrativa é envolvente e em terceira pessoa alternando entre as perspectivas de David, William e Arthur.
Conheça também: Resenha de Tríptico, Karin Slaughter
As personagens são bem construídas, principalmente Arthur que tem Síndrome de Asperger e tem um comportamento peculiar, o que às vezes dá até um certo alívio cômico.
Outra personagem que gostei também foi Bete, amiga de Arthur, porém, eu achei muito amador o destino dado a ela. A leitura é bem instigante, você tem vontade de ler tudo de uma vez só, o que é possível se você disponibilizar de tempo.
Sinopse: Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.
Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?
Gostei também da ambientação, você percebe que a cidade descrita na obra, realmente, é brasileira e com todas as suas nuances.
Um elemento desse livro que sempre despertou o meu interesse foi o título, eu sempre me perguntava: por que o sorriso da hiena? Na obra tem um trecho falando sobre isso.
Os pesquisadores estavam tentando desvendar o motivo dos sons emitidos pelas hienas.(…) chegaram a conclusão de que hienas de menor posição hierárquica no grupo, hienas dominadas, hienas frustradas, emitiam mais alto esse som que parece uma “risada”. Às vezes damos a impressão de que gostamos de alguma coisa, quando na verdade só estamos com medo, com dor, com fome. Não tem nada de engraçado em ser um animal carniceiro que se alimenta do que sobrou dos mortos.
Mas o que isso tem a ver com a história? Leiam e tirem suas próprias conclusões.
Gostou da resenha de o Sorriso da Hiena? Compre o seu exemplar neste link.
ISBN-10: 8576865947
Ano: 2017
Páginas: 266
Idioma: português
Editora: Verus
Skoob: adicione
Comprar: Amazon
Nossa, estou super curiosa para ler esse livro.
Eu me surpreendi com essa história.
Sim! E olha que nem curtia muito livros desse gênero 😉
Boa resenha!
Já fiz um post sobre esse livro também, mas a minha opinião foi diferente. Achei o enredo meio fraco e com muitas pontas soltas. Mas como se trata do primeiro livro do autor, ele ainda pode melhorar bastante.
Abraço.
Nossa, fiquei muito curiosa pela leitura desse livro. O título dele sempre me chamou a atenção também, mas confesso que nunca tinha parado sequer pra ler a sinopse. Gostei muito da sua resenha. Parabéns!
Oies! Eu amei esse livro, foi uma das melhores leituras que fiz no ano passado! Bjos da Cah!