No post de hoje eu trouxe a resenha do livro O Silêncio das Montanhas, o qual narra a triste história de Abdullah e Pari, dois irmãos separados ainda na infância.
Eles viviam com o pai Saboor e a madrasta Parwana na aldeia fictícia de Shadbagh, no Afeganistão.
Assim, a narrativa tem início com a fábula de um dev que raptava crianças e as levava embora em um saco. De certa forma, trata-se de uma metáfora do que em breve aconteceria aos protagonistas.
O dev poria então a criança dentro de um saco, jogaria em cima do ombro e voltaria para o lugar de onde viera. Nunca mais ninguém veria a pobre coitada. Se alguma família se recusasse, o dev levaria todas as crianças da casa. (p. 14)
A história de O Silêncio das Montanhas começa no Afeganistão, na década de 1950, e se desenrola ao longo de várias décadas e diferentes países. O enredo gira em torno de Abdullah e Pari, dois irmãos inseparáveis que vivem em uma vila pobre.

No entanto, um evento trágico muda suas vidas para sempre: Pari é vendida para uma família rica em Cabul, separando-a de Abdullah.
A partir desse ponto, a narrativa se expande para outros personagens e suas histórias, interligadas pelo tempo e pelas escolhas que cada um faz.
Nila Wahdati e seu marido recebem Saboor e as crianças em sua casa. No entanto, algo naquela distinta mulher não agrada Abdullah.
Posteriormente, ele descobre que Pari sua adorada irmã que ele cuidou desde o nascimento, fora vendida a esse casal.
Nesse meio tempo, vamos conhecer também a história de Parwana e sua irmã Masooma, e tantos outros personagens como Tio Nabi, Idris, Timur, Collette, Adel, Thalia, dentre outros que irão surgindo ao longo da narrativa.
Dessa forma, as trezentas e cinquenta páginas do livro são divididas em nove capítulos, cada um relata a história de um personagem que de alguma maneira relaciona-se com os protagonistas.
O livro nos leva do Afeganistão para a França, Grécia e até os Estados Unidos, mostrando como essa separação inicial afeta gerações e molda o destino dos envolvidos.
Leia também: O Caçador de Pipas
A narrativa transcorre por acontecimentos históricos do Afeganistão, especialmente as guerras ocorridas naquele país.
Posso resumir numa palavra: guerra. Ou melhor, guerras. Não uma, nem duas, mas muitas guerras, tanto grandes como pequenas, justas e injustas, guerras entre diversas castas de supostos heróis e vilões, e cada herói nos fazendo sentir mais saudade do antigo vilão. (p. 110)
O silêncio das montanhas não é um livro de leitura fácil, os capítulos são alternados entre passado e presente, assim, o leitor necessita se esforçar para não se perder e compreender os acontecimentos.
É uma escrita diferente, a história é contada através de diversas formas: como uma carta, uma entrevista ou relatos de lembranças.
A narração ora é em primeira pessoa, ora em terceira. O livro fala sobre a separação de pessoas que se amam, sobre a família, de como as escolhas que fazemos podem interferir no futuro de várias outras.
Ao longo de quase sessenta anos iremos acompanhar a trajetória de vida de Pari conhecer a família que ela constituiu, mas também conhecer o vazio que ela sentia sem compreender que o real motivo era distância do irmão Abdullah.

ISBN: 978-85-250-5408-1
Editora: Globo Livros
Tradução: Claudio Carina
Páginas: 350
Ano: 2013
Skoob: adicione
Será que algum dia ela conseguiu preencher esse vazio? Será que os dois irmãos conseguiram se reencontrar?
Se você gosta de histórias emocionantes, profundas e que exploram relações humanas de forma delicada e realista, O Silêncio das Montanhas é uma leitura obrigatória.
O livro é uma verdadeira jornada pelos sentimentos e experiências humanas, mostrando que a vida é feita de encontros, despedidas e reencontros.
Leiam! Pois tenho certeza que vocês irão se emocionar com essa história.
Gostou da resenha do livro O Silêncio das Montanhas e quer ler também? Compre o seu exemplar através do meu link de afiliada na Amazon e me ajude a continuar produzindo conteúdo por aqui.
Sinopse: Dez anos depois do aclamado O caçador de pipas (que ganha agora edição comemorativa pela Globo Livros), o escritor afegão Khaled Hosseini volta à cena literária com O silêncio das montanhas. O romance, que chega às livrarias em 21 de maio, traz como protagonistas os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O caçador de pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título “fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especialmente os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O silêncio das montanhas tanto quanto eu os amo”. Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo – de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia –, a história se expande, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.
Ainda bem q achei essa resenha sua. Já tinha lido ” O Caçador de Pipas” e “Cidades do Sol” então não esperava menos desse livro. Sou louca para ler ele, e quase não achei lugar nenhum falando dele!!
Obrigada!!
Adorei sua resenhar…
Bjuss!
https://colecionandohistoria.wordpress.com/
Nossa ! Amei a resenha ! Ainda não li nenhum livro desse autor, mas O Silêncio das Montanhas seria um bom começo. Com certeza ele entrou para minha lista de livros que pretendo ler. Beijos ! 🙂
http://cidadedefotos.blogspot.com.br/