Avançar para o conteúdo
Início » O que ninguém te conta sobre produção de conteúdo literário

O que ninguém te conta sobre produção de conteúdo literário

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

Produção de conteúdo literário é um trabalho que exige tempo e criatividade. Porém, nem sempre amanhecemos dispostos, mas nossos leitores estão aí na espera por um conteúdo novo. E aí, nessa hora sentimos aquela auto cobrança para estar criando sempre.

Quem visita o blog com frequência deve ter percebido que às vezes eu passo meses sem trazer post novo. Isso se deve a uma grande falta de vontade de ler, a temida ressaca literária e também preguiça de pesquisar para criar conteúdo.

Mas isso não é um grande problema, pois, durante essas pausas nas leituras e também nas postagens. Eu aproveito para refletir acerca de várias coisas e cheguei a conclusão que não precisamos estar ativos e produtivos o tempo todo.

Se você está passando por um momento como este, sem vontade de produzir conteúdo, saiba que isso é totalmente normal.

Hoje eu vou te dar algumas dicas que aprendi produzindo conteúdo literário. A produção de conteúdo literário deve ser algo saudável e para que isso aconteça é imprescindível que você siga as regrinhas básicas:

Não devo exigir de mim mais do que sou capaz de realizar

Na maior parte do tempo, somos tentados a fazer tudo, estudar, trabalhar, escrever posts para o blog e para todas as redes sociais possíveis.

Além de cuidar da casa, enfim, queremos “abraçar o mundo com as mãos” e quando percebemos que isso é humanamente impossível, acabamos frustrados.

Esse tempo que eu me dei de “férias” foi justamente por perceber que eu não preciso provar nada para ninguém e que eu não devo exigir de mim mais do que sou capaz de realizar e está tudo bem.

Em algum momento da vida temos que escolher fazer aquilo que é mais urgente

É preciso saber optar por fazer aquilo que é mais urgente, por exemplo: atualmente, eu estou concluindo um curso e preciso fazer um trabalho de conclusão de curso, algo que necessita de muitas leituras teóricas, leva tempo e tem um prazo determinado para entrega.

Diante disso, eu tive que escolher fazer aquilo que para mim, naquele momento, era mais urgente. Devido a essa escolha, deixei os livros e as postagens no blog um pouco de lado.

Não preciso estar todos os dias em todas as redes sociais

Quem segue o instagram do blog, (se ainda não segue, este é o momento: @literaturapresente) deve ter notado que já não posto mais com a mesma frequência de antes, devido à falta de tempo e também me senti um pouco desmotivada.

Não estou falando isso para você deixar de postar todos os dias ou na sua frequência de sempre, só estou tentando dizer que você não precisa se obrigar a postar e nem estar presente em todas as redes sociais.

Pois, quem gosta do seu trabalho e te acompanha, vai continuar te seguindo e te apoiando.

Isso não quer dizer que você vai abandonar suas redes e o seu leitor é obrigado a estar lá, mas no meu caso, eu quase não postei no feed, mas sempre que podia ia lá curtia e comentava alguns post e não perdi seguidores por isso, ao contrário,  ganhei novos seguidores.

Não devo ler por obrigação

Sei que para alguém que tem um blog literário ou declara aos quatro ventos que ama livros e gosta de ler, falar em ler por obrigação pode ser bastante contraditório.

Mas, a verdade é que mesmo quem ama ler, tem alguns períodos que a maioria chama de ressaca literária ou, simplesmente, não tem vontade de ler nada.

Para quem tem um blog ou um instagram literário, essa é a parte mais complicada.

Pois, a produção de conteúdo para alimentar as redes nos obriga a todo momento estar procurando ideias para posts, realizando leituras para fazer resenha e isso acaba de certa forma, nos “forçando” a ler.

Já passei pela fase de não conseguir ler nenhum livro. Se você estiver passando por este momento, não se cobre, não se force a ler por obrigação.

A leitura deve ser algo prazeroso que nos proporcione bem-estar.

O que te motiva a produzir conteúdo digital

Produzir conteúdo digital se tornou algo bastante comum nos últimos anos. Com o surgimento da pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos. E assim, encontraram no meio digital, uma alternativa para continuar trabalhando e gerando uma renda.

Além disso, as empresas foram “obrigadas” a migrar para o digital, tendo a internet como a única opção para continuar vendendo. E assim, a produção de conteúdo digital aumentou vertiginosamente.

Atualmente, criar conteúdo digital se tornou o trabalho de um grande número de pessoas. Elas encontraram na internet, a tão sonhada liberdade financeira e geográfica, podendo trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Diante de inúmeras vantagens, você também se sente tentado a trabalhar online, fazer o que ama e ainda ser bem remunerado por isso.

Mas, e quando você você começa a produzir conteúdo e passam-se dias, meses, anos e você não consegue ser remunerado da forma que gostaria?

Escreva sobre o que você ama

Neste momento, você percebe a importância daquela velha recomendação para que você escreva sobre o que você tem paixão, ou tenha grande interesse em aprender.

Pois, se não for assim, você irá desistir diante do primeiro empecilho. E é a mais pura verdade…

Já faz bastante tempo que eu comecei a produzir conteúdo digital sobre livros na internet e ao longo desses anos já senti vontade de abandonar tudo isso diversas vezes e por vários motivos:

O principal deles é a desvalorização do trabalho de quem produz conteúdo literário.

Enquanto outros nichos movimentam rios de dinheiro, quem escreve sobre literatura deve dispor do conhecimento, tempo e energia de graça para sempre.

Mas, o que ainda me motiva a produzir conteúdo digital

Depois desse desabafo, você deve estar se perguntando, então por que você não desiste de postar sobre livros ou então migra para falar de outro assunto?

A verdade é que eu sempre gostei de livros, de leitura e acredito que através de ambos você pode transformar a vida de uma pessoa para melhor.

Por isso que eu continuo aqui divulgando minhas leituras, compartilhando o que eu sei e tentando incentivar outras pessoas a lerem mais e adquirir mais conhecimento a cada dia.

Enfim, o que me motiva a continuar depois de tanto tempo é quando alguém envia um comentário falando que leu tal livro por causa da minha indicação, que decidiu comprar aquele livro porque viu a resenha no meu blog ou manda um direct elogiando minha resenha, meu post…

Estes são os maiores motivos que me fizeram permanecer por aqui durante esses anos e é o que ainda me motiva a continuar por mais tempo.

Post relacionado: Por que criei um blog literário

Muito obrigada a todos vocês! Me conta aí o que te motiva a produzir conteúdo digital.

Espere o tempo necessário, recomece com leituras leves e você verá que esta fase será algo passageiro.

Leia também: Metas literárias: tudo o que você precisa saber

Comente aí se você já passou por alguma ressaca literária ou por algum desses momentos que citei.

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

25 comentários em “O que ninguém te conta sobre produção de conteúdo literário”

  1. Eu já me cobrei muito quanto ao blog e as postagens, mas já parei graças a Deus, entendi que eu preciso do meu tempo e do meu espaço, também passo semanas até meses sem postar, e isso não me faz me sentir tão mal como eu ficava.

  2. Oi Gio também passo por isso algumas vezes. A vida é muito corrida. Mas já parei de me cobrar faz algum tempo, deu uma boa aliviada. Tenho me organizado com determinado horário do dia ( ler, curtir, comentar e postar)… e tento seguir isso pra não ficar pilhada. E outros dando uma olhada nas redes sociais. Postar menos, mas com qualidade. Agora complicou um pouco pois estou ficando com meu neto 2 meses… requer atenção integral ( quem tem criança sabe do que estou falando rsrsrs)… Então agendei alguns posts pra ficar menos ligada.. Muito boa suas dicas. Sucesso! Abraços.

  3. Eu sempre prezei pela qualidade de leitura e não pela quantidade de livros e ressacas literárias acontecem sempre comigo. Tenho que dar um tempo para conseguir ler de novo com qualidade.

    Prefiro ler 2 livros e eles realmente me tocarem a alma do que ler 20 de maneira superficial.

      1. Não consigo dar andamento ao livro da Rita Lee, com 40%, e nem abrir um outro, simplesmente a leitura parece que sumiu da minha vida, ou essa dos livros que eu gostava tanto.

          1. Mas li no teu blog que andastes lendo um livro, muito bom. E até havia me esquecido da biografia da RL, mas como não sou de livros biográficos apesar de tê-lo comprado e estar gostando do livro… na hora certa eu termino. Olha o livro – e-book – da Jane Austen, Orgulho e Preconceito. Que não leve o mesmo tempo, não é? Todo o tempo e concentração tem que estar para o TCC.

  4. Oies Gio! Mulher, esse post nunca representou tanto o que estou vivendo nesses últimos 2 meses, mais todo o estresse. É complicado, mas super te entendo e acho que essas pausas “forçadas” são boas para nós, para refletirmos o que realmente queremos e o quanto de energia estamos depositando em coisas que talvez não valem tanto assim. Que outubro seja mais tranquilo para vc! Bjos

  5. Oi Gio, estou passando por isso em relação aos três anos anteriores, 2016, 2017 e 2018, e 2019 tem sido uma piada no que diz respeito a leituras, mesmo que o meu blog não seja literário, acho que a pessoa deve ler por gosto, escrevi nos meus posts, e vinha lendo por obrigação, para alcançar alguma meta, mas nem sempre temos vontade, eu não tinha nem de abrir um livro, então reli um, no começo de setembro, li pela terceira vez esse livro impresso, em todas as leituras ri bastante, O Segredo de Emma Corrigan, de Sophie Kinsella, e acho que a vontade, alguma parte dela, veio, mas não foi o suficiente para ler com gosto.
    Entre ler e qualquer outra coisa segue dando a segunda, infelizmente.
    E olha que eu sempre gostei de ler muito, pelo menos a partir de 2016, que foi uma loucura o que li.

    Mas temos que nos dar um tempo para tudo.

    1. Isso mesmo, Mauro. Temos que respeitar o nosso corpo e a nossa mente. Creio que durante o ano vamos nos sobrecarregando com muitas obrigações, às vezes, passando por momentos difíceis e isso vai nos cansando, e até mesmo fazer aquilo que amamos como no caso a leitura, se torna algo pesado. Mas vamos ter fé que isso vai passar, faz parte da vida.

      1. Com certeza, Gio. Eu lia quatro ou cinco livros por mês, cheguei a ler até nove, e agora é uma luta eu abrir um livro, que ler por obrigação não dá mais. Quando voltar a vontade, voltam as leituras. Abraços.

  6. Ai, Gio, eu sei o quanto é ruim se sentir cobrado, e realmente, ler por obrigação é o fim, né? Este ano estou me sentindo ora motivada e ora desmotivada, então sei bem do que vc está falando. Acabei largando outras coisas em vez da leitura, porque ainda é uma das coisas que eu mais amo mesmo. Mas é realmente impossível fazermos tudo que achamos que deveríamos.
    Espero que vc conclua com louvor seu TCC e, o mais importante, que você esteja bem!
    Como você disse, quem acompanha o seu trabalho e realmente curte, sempre vai estar presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial