Avançar para o conteúdo
Início » Resenha: O Alienista – Machado de Assis

Resenha: O Alienista – Machado de Assis

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

No post de hoje eu trouxe a resenha de O Alienista, de Machado de Assis. O livro traz a história do psiquiatra Simão Bacamarte.

Este, após passar vários anos estudando na Europa, volta ao Brasil, especificamente, para a cidade de Itaguaí e lá resolve colocar em prática todo o seu estudo acerca da mente humana.

O Dr. Simão Bacamarte é um homem sério, que dedica todo o seu tempo em prol do estudo e da pesquisa.

Contudo, decide se casar com D. Evarista da Costa, mulher desprovida de beleza, mas que segundo a análise do Dr. Bacamarte, seria capaz de gerar filhos robustos e inteligentes. No entanto, não tiveram nenhum.

Com a ajuda do governo de Itaguaí, Simão Bacamarte constrói A Casa Verde, um manicômio destinado a internação de todos aqueles diagnosticados pelo médico como sendo portador de algum distúrbio mental.

O Alienista, Machado de Assis

No início, todos concordam com os métodos do Dr. Bacamarte. Porém, com o passar do tempo ele se torna obcecado pelo trabalho e começa a enxergar loucura em tudo o que as pessoas fazem.

Qualquer fato, por mais trivial que fosse poderia ser considerado sinal de loucura pelo Dr. Bacamarte.

Como o caso do homem que perdeu toda a sua herança emprestando dinheiro e não cobrava, as moças consideradas namoradeiras etc. Tudo era motivo para internação na Casa Verde.

Leia também: Resenha O Enfermeiro

Toda a cidade começa a ficar descontente com o comportamento do Alienista e procuram se unir para encontrar uma solução.

Diante disso, surgiu a Revolução dos Canjicas, liderada pelo barbeiro Porfírio, que toma o controle da cidade. Mas, isto ainda não será o fim.

De maneira sarcástica, em O Alienista, Machado de Assis se utiliza de ironia e doses de humor para criticar à forma como a ciência tratava as pessoas portadoras de problemas mentais no século XIX.

Através da figura do Alienista e nos mostra como os detentores da ciência buscavam confirmar as suas teorias, mesmo que para isso tivesse que transgredir as normas vigentes.

É inquestionável a grandiosidade da escrita machadiana. Gostou da resenha de O Alienista, de Machado de Assis? 

ISBN-10: 8508040830
Ano: 1996
Páginas: 80
Skoob: adicione 
Editora: Ática
Comprar: Amazon

Sinopse: Quem são os loucos? O que fazer com eles? A inquietação que se origina destas dúvidas leva o médico Simão Bacamarte a subverter a ordem pacata da acomodada vila de Itaguaí, trazendo o pânico a todos os seus habitantes. Depois de mandos e desmandos, o alienista chega a uma conclusão surpreendente nesta obra-prima da produção machadiana.

 

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

4 comentários em “Resenha: O Alienista – Machado de Assis”

  1. Gio - Literatura Presente

    Muito obrigada por sempre apoiar o meu trabalho. Sua presença é muito importante e bem vinda!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial