Neste post, eu te mostro algumas das melhores citações de Memórias do Subsolo, de Dostoiévski. O primeiro livro do autor russo que eu li.
Sempre tive curiosidade de ler algum livro do Dostoiévski, decidi comprar este exemplar.
Por se tratar de um livro pequeno, achei que seria o mais indicado para conhecer a obra do autor, e também (na minha inocência) achei que seria mais fácil.
Triste engano! Nem me lembro mais quando iniciei a leitura.. Lia algumas páginas, quando retomava, achava que deveria iniciar novamente, e lá ia eu pro início do livro.
Consegui ler a primeira parte, não compreendi quase nada. Decidi concluir a leitura, li a segunda parte. Enfim, terminei o livro. Mas não me peçam para falar sobre, pois juro que não serei capaz.
A leitura é muito densa e complexa e farei algumas pesquisas para compreendê -la melhor.
Leia também: 11 frases iniciais marcantes da Literatura
Por fim, ainda quero ler outras obras desse autor, tenho muita vontade de ler Os Irmãos Karamazov e O Idiota. E vocês, já leram este livro? O que acharam? Qual livro de Dostoiévski me sugerem?

Memórias do Subsolo, de Dostoiévski
ISBN-13: 9788573261851
Ano: 2000
Páginas: 152
Editora: Editora 34
Skoob: adicione
Memórias do Subsolo, de Dostoievski – citações
Observai-vos melhor, senhores, e compreendereis que assim é. Imaginava, para mim mesmo, aventuras e inventava uma vida, para viver ao menos de algum modo. Quantas vezes me aconteceu, por exemplo, ficar ofendido não por um motivo determinado, mas intencionalmente! (pág. 29)
Mas como sabeis que o homem não apenas pode, mas deve ser assim transformado? De onde concluís que à vontade humana é tão indispensavelmente necessário corrigir-se? Numa palavra, como sabeis que uma tal correção realmente trará vantagem ao homem? (pág. 45)
Um homem decente e cultivado não pode ser vaidoso sem uma ilimitada exigência em relação a si mesmo e sem se desprezar, em certos momentos, até o ódio. Mas, quer desprezando, quer colocando as pessoas acima de mim, eu baixava os olhos diante de quase todos que encontrava. (pág. 57)
Em casa, o que mais fazia era ler. Tinha vontade de abafar com impressões exteriores tudo o que fervilhava incessantemente. E, quanto a impressões exteriores, só me era possível recorrer à leitura. Naturalmente, ela me ajudava muito: perturbava-me, deliciava-me, torturava. (pág. 61)
O amor é um mistério de Deus e deve ser oculto de todos os olhares estranhos, aconteça o que acontecer. Deste modo, tudo é mais santo, tudo é melhor. Eles se respeitarão mais um ao outro, e muita coisa baseia-se no respeito mútuo. (pág. 112)
Portanto, essas foram as melhores citações de Memórias do Subsolo, de Dostoievski que eu encontrei. Espero que você goste.
Para conhecer essas e outras citações da obra, clique no link abaixo e adquira o seu exemplar!
Comprar na Amazon
Sinopse: Escrito na cabeceira de morte de sua primeira mulher, numa situação de aguda necessidade financeira, ‘Memórias do Subsolo’ condensa um dos momentos mais importantes da literatura ocidental, reunindo vários temas que reaparecerão mais tarde nos últimos grandes romances do escritor russo. Aqui ressoa a voz do homem do subsolo, o personagem-narrador que, à força de paradoxos, investe ferozmente contra tudo e contra todos.
Contra a ciência e contra a superstição, contra o progresso e contra o atraso, contra a razão e a não razão; mas investe, acima de tudo, contra o solo da própria consciência, criando uma narrativa ímpar, de altíssima voltagem poética, que se afirma e se nega a si mesma sucessivamente. Não é por acaso que muitos acabaram vendo neste livro uma prefiguração das ideias de Freud acerca do inconsciente. O próprio Nietzsche, ao lê-lo pela primeira vez, escreveu a um amigo: “A voz do sangue (como denominá-lo de outro modo?) fez-se ouvir de imediato e minha alegria não teve limites”.
Eu li Crime e Castigo. Mas era muito nova. Creio que hoje se eu lesse, o resultado seria melhor. Mas na época, não achei tão difícil, embora com certeza eu tenha deixado passar batido certas análises.
Morro de curiosidade de ler O idiota.
Acredito que essas leituras mais densas devam ser lidas com textos de apoio para que possamos compreender melhor, n é mesmo? 🙂 🙂
Sim. Eu acho que vou começar ler textos sobre esses livros antes de ler os livros propriamente hahaha