Resenha: Medieval- contos de uma era fantástica

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

Medieval – contos de uma era fantástica, uma antologia de contos de autores nacionais publicado pela Editora Draco. 

Medieval – contos de uma era fantástica é uma Antologia organizada por Ana Lúcia Merege e Eduardo Kasse.

Ao todo são nove contos que abordam o elemento fantástico, o misticismo, a religiosidade e todo esse mundo de fantasia e mistério que permeia o período medieval.

Eu gostei de todos os contos, porém os que conseguiram realmente me cativar foram três e eu vou falar um pouquinho sobre cada um deles. 

Erva Daninha – Melissa de Sá: Nesse conto, vamos conhecer a história de Pierre, um soldado que vai lutar nas Cruzadas buscando se redimir do que julga ser um enorme pecado que ele cometeu.

Em Veneza, Pierre conhece a jovem Agnes que o envolverá em um mundo de mistérios e fantasias.

Desse modo, foi a primeira vez que li algo escrito pela Melissa de Sá e posso afirmar que adorei a forma como ela escreve e apresenta os seus personagens.

Leia mais: Contos Estranhos

Sinopse: Livro vencedor do Prêmio Argos 2017 de Literatura Fantástica, na categoria “melhor coletânea”. Um dos contos, “O Grande Livro do Fogo”, de Ana Lúcia Merege, também ganhou o primeiro prêmio na categoria “melhor conto”.

Uma viagem à época onde mora a fantasia
Por cerca de mil anos, a roda da História girou num ritmo vertiginoso: castelos e fortalezas se ergueram e foram destruídos, cidades se multiplicaram, guerras sangrentas se alternaram com períodos de paz. Migrações, invasões, o surgimento da imprensa e, por fim, as grandes navegações expandiram os limites do mundo. Tudo isso marca o período conhecido como Idade Média, que nos legou incríveis narrativas povoadas de seres mágicos, fadas, bruxas e encantamentos.

Foi esse imaginário que inspirou os autores de Medieval – Contos de uma era fantástica a contar suas histórias. Das cruzadas às invasões vikings, passando pela Espanha mourisca, Oriente Médio, China e pelo Japão dos samurais, todos os contos são ambientados em lugares do mundo real – um tempo em que o fantástico e o maravilhoso se mesclavam naturalmente aos eventos do cotidiano.

Organizado pelos especialistas em Idade Média e ficção histórica Ana Lúcia Merege e Eduardo Kasse, eles participam com contos cheios de magia ao lado de Melissa de Sá, A. Z. Cordenonsi, Roberto de Sousa Causo, Erick Santos Cardoso, Nikelen Witter, Karen Alvares e Helena Gomes.

Com este livro você viajará pelo tempo e pelo espaço, para essa época onde sempre se imaginam os mais incríveis mundos de fantasia. Num tapete mágico, num drakkar, num corcel de batalha — ou simplesmente nas asas de sua imaginação.

O conto é narrado em primeira pessoa, com uma linguagem simples e de fácil compreensão.

A autora possui uma escrita envolvente que cativa o leitor do início ao fim da narrativa. 

A Clareira Mágica – Roberto de Sousa Causo: Narra a história de Diogo Sardo, um guerreiro ferido em batalha que durante um banquete conhece uma mulher misteriosa que o leva até uma clareira.

Alguns fatos evidenciam tratar-se de um ser místico. Logo depois, essa mesma mulher é acusada de bruxaria e Diogo irá fazer de tudo para salvá-la da condenação. 

“Também ele estendeu seu manto sobre a grama, ao lado do manto de Anabel, e os dois se deitaram quietos, fitando-se como verem -se pela primeira vez – ou da unica maneira que em verdade importava.”

Assim, a narrativa desse conto é em terceira pessoa, com um ritmo agradável, uma linguagem direta, personagens bem construídos e um belo enredo.

O Grande Livro de FogoAna Lúcia Merege: Nesse conto tem três importantes personagens: Khadija, uma jovem ambiciosa, Mustafá um fabricante de tapetes e Walid, um rico comerciante.

Desse modo,quando Khadija ouve uma história afirmando que o comerciante Walid conquistou toda a fortuna através do jinn que ele tem dentro de uma garrafa.

A jovem logo desenvolve um plano para colocar as mãos nesse ser mágico e conseguir realizar o sonho de possuir muita riqueza.

Porém, o plano não sai como o esperado e os três vão parar no mundo dos jinns, onde deverão enfrentar grandes desafios para preservarem suas vidas e encontrar o Grande Livro de Fogo. 

A autora conseguiu construir uma história inovadora a partir de uma temática já bastante usual. 

Enfim, a obra resenhada é um ebook, ele possui uma capa linda, além de um lindo trabalho gráfico. Gostou da resenha de Medieval- contos de uma era fantástica e quer ler? Compre o seu exemplar através deste link!

ISBN: 978-85-8243-101-6
Ano: 2016
Editora: Draco
Páginas: 232
Skoob: adicione
Compre: Amazon

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

7 comentários em “Resenha: Medieval- contos de uma era fantástica”

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial