Hoje eu venho apresentar para vocês 5 livros do Machado de Assis em HQ.
A obra de Machado de Assis é constituída de romances, contos, peças teatrais, poemas, sonetos e crônicas e alguns já foram traduzidos para outras línguas, adaptados para o cinema e também adaptados para histórias em quadrinhos (HQs).
Machado de Assis é um dos autores mais importantes da Literatura Brasileira. Suas obras foram, incansavelmente, discutidas e analisadas por vários estudantes e pesquisadores.
Pois, veem nela uma inesgotável fonte de conhecimento acerca do comportamento humano e da sociedade brasileira do século XIX.
Machado de Assis em HQ
1- A cartomante
Vilela, Rita e Camilo formavam um triângulo amoroso e são personagens de uma história que terá um desfecho trágico.

Sinopse: Não é de agora que a adaptação de obras clássicas da literatura para outras linguagens vem se manifestando.
Visto que, o cinema e o teatro há muito procuram resgatar, cada um a seu modo, as maravilhas que povoam as páginas de uma grande obra literária.
E assim, foi pensando em apresentar uma forma diferente de releitura que trazemos até você a coleção “Literatura Brasileira em Quadrinhos”, que reúne obras – em geral contos – de grandes nomes, como Machado de Assis e Lima Barreto.
2- A causa secreta
A obra relata a história de Fortunato, um médico que acaba se revelando um sádico.

Sinopse: O conto A Causa Secreta é um dos mais fortes de Machado de Assis. Sua estrutura narrativa lembra um pouco a de A Cartomante, com início abrupto, flashback e retomada do eixo em direção ao desfecho.
Enquanto, Machado faz talvez um de seus melhores “desenhos psicológicos”.
Revela-nos a personalidade de um sádico, capaz de realizar “boas ações” desde que estas lhe permitam o exercício de seu prazer.
A descrição da tortura a que submete um rato é página antológica na literatura brasileira.
3- Memórias Póstumas de Brás Cubas
Conta toda a história de vida, da infância à morte do personagem Brás Cubas a partir do seu túmulo. Este romance escrito por Machado de Assis em 1880 inaugura o Realismo no Brasil.

Sinopse: Considerada a obra máxima da literatura brasileira, Memórias póstumas de Brás Cubas inaugura o Realismo no Brasil.
Machado narra, com extrema maestria, a vida e a morte de Brás Cubas, membro da alta sociedade carioca da segunda metade do século XIX.
4- O Alienista
Este conto traz a história do cientista Simão Bacamarte que começa a pesquisar a sanidade mental humana. Enfim, no decorrer da historia o narrador sugere suspeitas sobre a sanidade do próprio médico.

5- O Enfermeiro
Narra a vida de Procópio, um homem que deixa seu trabalho como copista de documentos latinos e fórmulas eclesiásticas e passa a se tornar enfermeiro de um Coronel.

Sinopse: Sob a promessa de que sua história não seria publicada enquanto vivesse, Procópio revela em seu leito de morte um incrível fato de seu passado: enfermeiro de Felisberto, um coronel avarento e despótico, acaba num momento de fúria matando o patrão por asfixia.
Na leitura do testamento, por ironia, descobre que é o herdeiro universal.
Além destas, existem outras obras clássicas da literatura brasileira e universal como: O cortiço, Jubiabá, A odisseia, A ilha do Tesouro, O Pequeno Príncipe, dentre outros.