Avançar para o conteúdo
Início » 3 passos para começar a ler Literatura Brasileira

3 passos para começar a ler Literatura Brasileira

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

Como começar a ler Literatura Brasileira?

Sempre leio comentários de pessoas que não gostam de literatura brasileira por causa da obrigatoriedade que tiveram de ler durante o tempo de escola.

Outras porque acham que literatura brasileira é composta apenas de livros antigos com uma linguagem muito rebuscada e de difícil compreensão.

Creio que o fato de ler algo por obrigação ou mesmo um livro inadequado para a idade pode, realmente, contribuir para essa desmotivação para ler mais livros nacionais. 

Mas, posso te afirmar que se você seguir esses 3 passos, irá descobrir como a nossa Literatura é rica, prazerosa e, muitas vezes, divertida.

1- Comece com histórias curtas

Para se aventurar em uma leitura que você não está familiarizado ou mesmo já teve experiências negativas, o primeiro passo que eu indico é começar por histórias curtas, como por exemplo, os contos.

Você poderá realizar a leitura de forma mais rápida e de certa maneira, será mais fácil para pesquisar algumas palavras ou expressões que, por ventura, sentir dificuldade para compreender.

Aqui no blog eu já indiquei cinco contos brasileiros que você precisa ler. Você poderá escolher um deles para começar!

2- Escolha um gênero literário que você goste

O segundo passo é você escolher um tipo de narrativa que te agrade, por exemplo: se você gosta mais de romance, escolha uma história romântica.

Posso indicar o conto Uma Longa Viagem, de Natalia Oliveira, ou se você curte mais história infantojuvenis, te indico Histórias de Alexandre, de Graciliano Ramos.

Ou ainda se você tem preferência por histórias da Idade Média, com certeza irá apreciar o livro Medieval- contos de uma era fantástica . Busque algo dentro do gênero que você gosta e aproveite a leitura!

3- Leia resenhas sem spoiler

O terceiro e último passo para começar a ler literatura brasileira é ler resenhas de livros nacionais.

Dê preferência às resenhas sem spoiler, pois assim, você irá conhecer um pouco da história e descobrir se é um livro que te interessa ou não ler.

Aqui neste blog, eu sempre procuro trazer resenhas que conte um pouco sobre o que se trata o livro, e falo sobre as minhas impressões durante a leitura, como você pode observar nesta resenha do conto O Enfermeiro, de Machado de Assis.

Espero que essas dicas possam ajudar você a se decidir e começar o quanto antes a ler Literatura Brasileira. Comente aí se você já lê livros nacionais ou pretende começar agora. 

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

9 comentários em “3 passos para começar a ler Literatura Brasileira”

  1. Gio adorei as dicas! Acho que esta dos contos é incrível, começar a conhecer a obra de Machado de Assis, por exemplo é uma ótima introdução para conhecer não só o estilo mas também as temáticas que ele desenvolve em suas obras! Adorei as dicas <3

  2. Incrível, gosto mais de estrangeiros pois gosto de livros de fantasia, mas tem uns ótimos livros nacionais de fantasia também. E são de fácil leitura. Encontrar o tema que gosta é a maneira mais fácil de se encontrar em qualquer tipo de literatura.

  3. São muito boas as suas dicas. Adoro nossos escritores. Alguns reeleito vez ou outra. Mas lembro que custei na escola de gostar dos livros que eu era obrigado a ler…. com o tempo fui me encantando.

  4. Eu preciso pensar a respeito desse tema porque a questão da linguagem não me convence. Olha o sucesso que Jane Austen faz no Brasil e tantos outros autores. Talvez a questão da obrigatoriedade seja a parte mais complicada. Não sei. Eu tenho lido muitas autores contemporâneas e estou cada vez mais encantada com o ritmo atual da escrita. Quando aos clássicos, são o que são, histórias que seduzem um e não outros.
    Mas, ainda preciso pensar melhor a respeito desse tema, muito bem abordado. Lá vou eu pensar a respeito.
    bacio

  5. Eu adoro nacionais, mas confesso que tenho lido menos ultimamente. Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade são meus preferidos! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial