Neste post, eu trouxe uma resenha do livro Clara dos Anjos, de Lima Barreto.
A jovem Clara conhece Cassi Jones, um jovem malandro quem tem uma fama muito ruim, pois já havia enganado várias moças e se envolvido com mulheres casadas.
Por esse motivo seu pai já o havia expulsado de casa.
Diante disso, os pais de Clara não aprovam o relacionamento dos dois, entretanto, Cassi não desiste e arranja uma maneira de se encontrar com a mulata às escondidas.
Esta, após algum tempo engravida do modinheiro e ele desaparece.
Se “ele” a abandonasse, ela estava completamente desmoralizada, sem esperança de remissão, de salvação, de resgate… Moça, na flor da idade, cheia de vida, seria como aquele céu belo, sedutoramente iluminado pelas estrelas, que também tinha ao lado de tanta beleza, de tanta luz, de não sabia que sublime poesia, aquela mancha negra como carvão. Cassi a teria de fato abandonado?
Ao passo que, Lima Barreto faz uma verdadeira denúncia contra o preconceito racial e social existente naquele período. Através da personagem Clara dos Anjos, ele traz à tona a discriminação e o preconceito sofridos pela mulher negra e pobre, seduzida e abandonada.
Conheça também: A Escrava Isaura
O autor, também faz uma crítica à desigualdade social, à forma como os mais pobres são ignorados. Pois, as mulheres seduzidas por Cassi Jones eram de família pobre, sem nenhuma influência na sociedade.
E assim, quando a família das jovens o denunciava, ele não era condenado por ser de família abastada e ter parentes influentes.
Em geral, as moças que ele desonrava eram de humilde condição e de todas as cores. Não escolhia. A questão é que não houvesse ninguém, na parentela delas, capaz de vencer a influência do pai, mediante solicitações maternas.
Portanto, Clara dos Anjos é um livro muito bom, ele leva a repensar a nossa sociedade, será que houve alguma mudança em relação ao tratamento dispensado às mulheres negras e pobres?
Será que realmente diminuiu o preconceito no nosso país?
E vocês, já leram essa maravilhosa obra da nossa literatura? É um tema que ainda precisa ser bastante discutido, pois apesar do tempo desde a publicação dessa obra, a sociedade brasileira ainda precisa evoluir muito.
O preconceito ainda está presente em todas as classes sociais neste país.
Gostou da resenha de Clara dos Anjos e quer comprar este livro? Clique aqui e use meu link da Amazon. Assim você apoia meu trabalho e não paga nada a mais por isso.
Sinopse: “Em Clara dos Anjos relata-se a estória de uma pobre mulata, filha de um carteiro de subúrbio, que apesar das cautelas excessivas da família, é iludida, seduzida e, como tantas outras, desprezada, enfim, por um rapaz de condição social menos humilde do que a sua. É uma estória onde se tenta pintar em cores ásperas o drama de tantas outras raparigas da mesma cor e do mesmo ambiente. O romancista procurou fazer de sua personagem uma figura apagada, de natureza “amorfa e pastosa”, como se nela quisesse resumir a fatalidade que persegue tantas criaturas de sua casta: “A priori”, diz, “estão condenadas, e tudo e todos parecem condenar os seus esforços e os dos seus para elevar a sua condição moral e social.” É claro que os traços singulares, capazes de formar um verdadeiro “caráter” romanesco, dando-lhe relevo próprio e nitidez hão de esbater-se aqui para melhor se ajustarem à regra genérica. E Clara dos Anjos torna-se, assim, menos uma personagem do que um argumento vivo e um elemento para a denúncia.”
ISBN: 85-7666-575-8
Editora: Escala Educacional
Ano: 2006
Páginas: 144
Skoob: adicione
Eu ja li este livro; eu adorei ler ele… E amei a resenha!!! Bjos!
Obrigada!