O Jardim de Secreto, livro de Frances Hodgson Brunett é um clássico da Literatura infantojuvenil que eu li no início deste ano e gostei muito.
Mary é uma pequena órfã que descobre um jardim abandonado e com a ajuda de um amigo se empenha para fazer o jardim renascer.
Por isso, eu trouxe 5 motivos que irão aguçar a sua curiosidade para conhecer esta linda obra.
1. Protagonista infantil
A história tem como protagonista a pequena Mary Lennox, uma menina que sofreu muito com a falta de amor e atenção por parte dos pais.
Contudo, ao ficar órfã ela se muda para a mansão do tio Craven e vai descobrir vários sentimentos como a amizade e o carinho entre as pessoas.
2. Ambientação de O Jardim Secreto
A maior parte da história se passa em um mansão com um jardim espetacular. Desse modo, as descrições do lugar faz o leitor se sentir naquele espaço maravilhoso e encantado.
3. Valorização da amizade
A pequena Mary vive rodeada de pessoas, mas não sente carinho e nem amizade por elas, pois sua maneira de agir demonstra apenas superioridade e arrogância.
No entanto, ao se mudar para a nova casa, ela vai descobrir o valor da amizade e o quanto um amigo de verdade pode fazer a sua vida ser bem melhor e mais divertida.
Leia também: O Misterioso Jardim da Srª Anne
4. Mistério
A história do Jardim Secreto é cheia de mistério e desperta a curiosidade da protagonista para conhecer todos os segredos por trás daquela porta.
5. Personagens de O Jardim Secreto
As personagens do romance são muito bem desenvolvidas. Visto que, a protagonista inicia como uma menina mimada e arrogante e no decorrer do livro, acompanhamos a evolução dela e sua transformação mediante os acontecimentos.
Além dela, os seus novos amigos Martha, Collins e Dickon são encantadores e contribuem para um enredo cheio de amor e amizade.
Me conta aí se vc já leu ou pretende ler este livro.
Se interessou pelo livro O Jardim Secreto? Compre através do link a seguir! Amazon
Sinopse: Ao perder os pais numa epidemia de cólera na Índia, onde nasceu e foi criada, a pequena e mimada Mary Lennox é enviada para viver na lúgubre mansão de seu tio, no coração da Inglaterra rural. Deprimido pela morte da esposa, o tio está sempre viajando, enquanto seu filho Colin, primo de Mary, passa a vida na cama como inválido. Solitária, Mary tenta se divertir vasculhando a propriedade, até que descobre um segredo incrível: o deslumbrante jardim de sua falecida tia, trancado e abandonado.
A descoberta do jardim faz com que Mary conheça Dickon, menino que conversa com os animais e as plantas, e se aproxime do primo, que volta a sair da casa numa cadeira de rodas improvisada. Assim, a amizade das três crianças e o encantamento causado pelo jardim começam a transformar a vida de todos na casa.
Publicado em 1911, O jardim secreto já inspirou diversas adaptações para teatro, TV e cinema.
Oi, Gio! 🙂
Já escutei falar desse livro, mas ainda não embarquei nessa história. Adorei os motivos que ressaltou e adoro ver quando protagonistas mudam (para melhor) no decorrer dos capítulos. Dica anotada! ♥
Beijos, Carol
http://www.pequenajornalista.com
Que bom que você gostou do post. Recomendo que leia o livro, é ótimo!