Tudo o que você precisa saber antes de criar um blog literário

criar um blog literário
Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

Muita gente diz que o tempo dos blog já passou, que ninguém mais acessa conteúdo de blog, que hoje todo mundo só consome conteúdo do youtube e do Instagram.

Na verdade, desde 2015 antes de criar este blog literário aqui, eu já lia frases desse tipo.

Sinceramente, acredito que os blogs continuam vivos e que sempre continuarão, pois sempre existirão pessoas que preferem conteúdo escrito.

Se você está pensando em criar um blog literário e está com dúvidas, pois alguns dizem que ninguém mais lê blog, te aconselho a seguir a sua própria intuição.

Pois se eu tivesse desistido antes mesmo de começar, hoje eu não teria tanta história com esse blog, muito mais conhecimento, muitos livros lidos, várias parcerias e muitas amizades lindas. 

Mas, se você já tomou a decisão e certamente vai criar o seu blog, eu vou te mostrar 5 coisas que você precisa saber antes de criar o seu blog literário.

1- Você vai trabalhar muito e sem retorno financeiro

Criar um blog é uma tarefa que exige muito trabalho. Você precisa decidir sobre o que e quando irá postar, quais temas abordar.

Vai precisar dedicação para pesquisar, criar, editar e revisar os seus posts. Tirar fotos ou encontrar as melhores imagens para ilustrar os seus textos. 

E tudo isso, unicamente, por amor ao seu blog e aos seus leitores, pois blog literário não é muito rentável. Quer dizer que você nunca vai ganhar um centavo com o seu blog? Não é isso e você pode sim, rentabilizar o seu blog.

No entanto, pode demorar um pouco mais em comparação a outros nichos como moda e beleza, por exemplo.

2- Não é fácil conseguir parcerias com editoras grandes

Algumas pessoas veem um blog literário como uma maneira “fácil” de ganhar livros.

O que eu posso te afirmar é que se você tem essa intenção, desista!

Conseguir parcerias com editoras não é tão simples e quando se trata de editoras grandes, que já são consolidadas, isso se torna mais difícil ainda.

Tem gente que consegue logo no primeiro ano de blog, mas acredito que seja exceção. No caso desse blog aqui, só fui consegui a primeira parceria com uma grande editora no ano passado.

3- Nem sempre você vai conseguir ler dez livros durante o mês

Tá bom, acho que exagerei um pouco nessa quantidade. Existem pessoas que afirmam conseguir.

No meu caso, eu leio bem devagar e além disso, trabalho em período integral fora de casa, portanto, o meu tempo para leitura é um pouco escasso.

Mesmo assim, em tempos normais eu consigo ler uma média de três livros por mês.

4- Você vai dedicar muito tempo pesquisando maneiras de melhorar o seu blog

Algo que você precisa saber, é que além de pesquisar sobre o conteúdo que irá postar, você também irá dedicar muitas horas estudando sobre SEO (Search Engine Optimization), ou seja, Otimização para os Mecanismos de Busca.

Pois você quer que o seu blog seja encontrado pelas pessoas na internet, marketing de conteúdo, engajamento nas redes sociais, pois, provavelmente você irá criar algumas para o seu blog e muito mais.

5- Você vai conhecer muitas pessoas maravilhosas e fazer amizades

E mesmo depois de tudo isso, você verá que vale muito a pena, pois através de um blog literário você melhora a sua escrita, descobre novos autores e faz ótimas leituras, conhece muita gente boa, que está sempre disposta a te ajudar de alguma forma, além de fazer amizades duradouras. 

Leia+: 5 curiosidades dobre o blog Literatura Presente

Espero que essas dicas tenham te ajudado a fazer a melhor escolha para você? Me conta aí se você já tem blog, nem pensa em ter ou se ainda pretende criar um.

Compartilhe!
Facebook
X (Twitter)
Pinterest
Instagram

4 thoughts on “Tudo o que você precisa saber antes de criar um blog literário”

  1. É complicado mas não vou desistir, criei meu blog recentemente e ainda não está da forma como eu queria tanto o design como meus posts mas eu estou buscando evoluir, como vc disse eu preciso dedicar mais tempo ao Blog e estudar um pouco de SEO. Espero que isso dê certo, mas mesmo que não dê eu já vou ficar feliz por ter tentando fazer algo que eu sempre quis.

  2. Até hoje só consegui minhas parcerias com editoras graças ao blog, e não ao Instagram, que é a plataforma que a maioria prefere. Estou por lá também, claro, como apoio ao blog, mas eu sempre falo pra todo mundo que posso largar o IG, mas não o blog, que é onde eu realmente me sinto mais à vontade para escrever e também para ler os posts dos outros. Posso não ter tanta interação com comentários, mas os números de visualizações no blog superam em muito os do IG, por exemplo, então uma coisa compensa a outra e me faz muito grata pela dedicação que tenho à página. Imagino que com você seja assim também ou parecido.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Scroll to Top